Pular para o conteúdo

Gestão de estoque nos salões de beleza

gestao-de-estoque-nos-saloes-de-beleza

A maioria dos salões não se preocupam com um ponto primordial e essencial para ter equilíbrio no faturamento…o estoque! Isso mesmo! 30% dos problemas financeiros está na má gestão do estoque. Normalmente compra-se demais, e o que é pior sem necessidade. Se os empresários do segmento começassem a prestar mais atenção na gestão e no controle do desperdício no salão, seu faturamento aumentaria e muito!


Super Recomendo!


Neste vídeo eu darei dicas de como evitar desperdícios no salão e gerir o estoque com eficiência.

3 dicas de controle de estoque para seu salão de beleza

Enquanto você se preocupa em controlar a agenda de marcações e atender bem seus clientes, pode estar inconscientemente deixando de lado um dos maiores problemas normalmente enfrentados pelos salões: a falta de controle — ou o controle inadequado — do estoque de produtos. Sabia que isso pode acabar gerando grandes prejuízos para seu negócio? Separamos 3 dicas pra lá de valiosas sobre como fazer um bom controle de estoque do seu salão de beleza.

1. Saiba comprar realmente bem

Comprar bem não envolve apenas escolher produtos de qualidade, mas inclui também uma análise dos preços oferecidos e dos prazos de entrega informados pelos representantes. Um dos segredos é não ter medo de negociar, afinal, o máximo que pode acontecer é receber um não como resposta, não é mesmo? Para comprar realmente bem, é preciso também saber exatamente o que comprar, tanto em relação ao produto em si quanto no que diz respeito à sua quantidade, assim como quando é a hora certa de fazer os pedidos e com quem fechar negócio. Lembre-se sempre: o que, quando e onde, além de qualidade, preços e prazos!

2. Coloque tudo na ponta do lápis

O primeiro passo para controlar adequadamente o estoque do seu salão de beleza é sabendo quando cada produto dura em média, qual é a quantidade consumida em determinado período e quais produtos têm maior saída — seja pelo consumo no próprio salão ou pela venda para os clientes. Se você ainda não sabe bem como começar ou como fazer um controle mais rigoroso, passe a observar seu estoque semanalmente, fazendo anotações. Lembre-se de anotar também as datas das futuras compras e as datas de reposições. Dessa forma será possível saber exatamente o que e quando comprar, exatamente em qual quantidade. Só não se esqueça de incluir o prazo de entrega do seu representante na conta para não correr o risco de ficar sem produtos, ok?

3. Mantenha o controle em dia

Agora que você já sabe que precisa entender as entradas e saídas de seu estoque e que o começo de tudo está em uma boa compra, é preciso manter esse controle sempre atualizado. Esse passo é importante para reduzir os desperdícios, acompanhar prazos de validade e até mesmo para continuar planejando melhor suas compras. Isso porque, mesmo que você saiba qual é a duração média de um produto, pode ser que ele saia de linha, que ele passe a ser menos utilizado ou até mesmo que você não consiga vender como antes. Imagine se essas observações não estão em dia e você acaba comprando só porque, segundo os dados, está na hora de comprar de novo! É prejuízo na certa!

Além de controlar os lucros, é preciso compreender também os custos que você tem com seu negócio. O controle de estoque do seu salão de beleza pode ajudar a ter maior conhecimento sobre esses gastos, ajudando a compreender melhor para onde o dinheiro vai. Melhor se prevenir do que se dar conta dos custos elevados quando a empresa já estiver no vermelho, não acha?

Pronto para controlar o estoque do seu salão de beleza? Então conte para a gente: você já teve prejuízos por falta de controle de produtos ou por não saber comprar bem? Compartilhe suas experiências e participe da conversa!


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.