Pular para o conteúdo

A importância da Balneoterapia SPA.

importancia-da-balneoterapia-spa

O Banho, é uma das práticas de bem-estar que há mais de 15 anos impulsiona os  SPAS brasileiros!

Eu não considero um Spa real se ele não tem um circuito de hidroterapia. Não é um comentário esnobe, mas Spa e água são inseparáveis!

Na verdade, o termo “Spa” mais provável vem da cidade belga chamado Spa, desde o século 14 frequentavam suas águas termais. Outra teoria é que a palavra “Spa” originou-se como um acrônimo para a frase em latim por sanus per aquam (que remonta aos dias de Hipócrates), que se traduz em “saúde através da água”.

Hoje, é claro, a definição de Spa foi ampliado para abarcar uma série de serviços de saúde, beleza e fitness. Enquanto isso, a hidroterapia ficou para as nascentes em estâncias termais.

É importante observarmos que é a tendência mundial que garante que a água em suas possibilidades de aplicações terapêuticas é o tratamento que mais complementa os as práticas de SPA para cuidar do estresse, aliviar dores, desintoxicar o organismo, embelezar e hidratar a pele.

O circuito Spa , transmiti uma sensação de valor e qualidade, para atrair mais hóspedes quando em um Spa em hotel, pois incentiva os hospedes a permanecerem por muito mais tempo. E mesmo que em uma versão reduzida, é o Circuito Spa que atrairá mais clientes para o Spa urbano, Spa Estética e Spa Salão de Beleza. Principalmente se o cliente tiver uma boa impressão dos ambientes e a sensação for restauradora, com certeza, ele desejará um retorno em breve ao Spa!

É possível realizar o circuito Spa sem que seja grandioso como os Spas Termais e Balneários! Todos os circuitos da hidroterapia em termas são baseados em quatro passos simples: aquecer, arrefecer, relaxar, repetir.

A seqüência não mudou desde os antigos romanos, cujo balneário incluíam rituais normalmente iniciando com um banho quente (caldarium), seguido por um mergulho frio (frigidarium), e um caloroso banho relaxante (tepidarium). E para encerrar, os banhistas tinham a pele perfumada com uma massagem aromática, ou talvez dar um mergulho na grande piscina principal.

Nos Spas Urbanos o tempo para o interesse dos clientes é menor na maioria dos dias da semana, mas se o Spa oferecer possibilidades maiores o cliente irá dedicar um dia da semana para relaxar mais profundamente. Por isso eu oriento sempre para uma maior oferta convite ao relaxamento e a partir desta as opções para atendimentos e serviços rápidos para o dia a dia.

Normalmente os Spas urbanos consideram a área úmida a partir da sala de banho com a imersão em banheiras de ofurô ou de hidromassagem. Mas há muito mais por trás do abrir a torneira para encher a banheira, decorar a água, perfumar. E essa performance que precisa acontecer em todas as etapas para proporcionar uma verdadeira experiência completa para o cliente!

Outra questão a ser bem explorada é o estilo bem marcado para o Spa, este será o diferencial perante a concorrência: – Asiático, Provençal, Holístico, Zen Contemporâneo, Orgânico, Termal e outros estilos.

E não menos importante, é que antes de tudo, o ritual no Spa deve garantir a segurança através da temperatura adequada da sauna, da imersão, o tempo na imersão – Tudo deve ser tratado, conforme considerado a saúde da pessoa em avaliação quando chegar ao Spa. O Spa tem a obrigação de proteger, promover a saúde e o relaxamento dos clientes.

O banho, hoje tem seu glamour, mas antes é uma terapia profunda. Quando o empreendedor tem visão valoriza e investe para que todos os setores do SPA sejam implantados adequadamente e num conjunto de detalhes para garantir o sucesso do seu estabelecimento.

A equipe de profissionais deve ser treinada para exercer passo a passo os preceitos dos banhos desde o pré-banho ao após banho.

O que colocar na água não é mais uma aventura de receitinhas da vovó, mas sim um conceito de qualidade Spa que ao mesmo tempo garante o que está atribuído no menu para o cliente como também vai colaborar com o marketing da sua empresa, portanto é importante a marca de produtos utilizados e que estes estejam dentro das tendências do setor.

Entregar um banho para o cliente no Spa a meu ver é:

– O banho,  devidamente preparado e bem tomado pode reequilibrar  não só as energias, mas preparar o corpo para  o espírito assim como a oração e a meditação.

 


Sylvia de Seganttini
SYLVIA DE SEGANTTINI
Química em Óleos Essenciais
Consultora SPA especialista em Balneoterapia
+ Veja mais artigos

Marcações:

2 comentários em “A importância da Balneoterapia SPA.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.