Ícone do site Carreira Beauty Blog

Loiro Platinado: especialista dá dicas de como cuidar dos fios das clientes

loiro platinado

Platinum blond woman in black outfit.

De acordo com o hairstylist do Walter’s Coiffeur, Claudio Moreira, os fios platinados são fibras capilares que conseguem um tom geralmente acima da numeração 12 da cartela de coloração, um dos tons mais claros possíveis dentro das tabelas de cores.

Ricardo Moçali, hairstylist do Werner Coiffeur diz que a cor fica mais natural para as branquinhas, mas nada impede que uma mulher morena ou negra platine os fios. “Basta que essa mulher tenha um estilo marcante para ‘segurar’ o visual”, analisa. No entanto, Claudio Moreira faz um alerta: quem contém base capilar com muito pigmento vermelho não deve se aventurar no loiro platinado.

E, aí, você adora o tom, sabe que ele combina perfeitamente com a sua personalidade, mas está com medo de aplicar porque tem cabelos com relaxamento ou progressiva? Não tem problema! Tomando certos cuidados eles também podem ser submetidos ao loiro platinado! “O ideal é que se faça um teste antes de aplicar a coloração ou descolorir os fios, porque nunca é bom misturar as químicas”, aconselha Ricardo.

Caso opte pelo look loiríssimo, o resultado pode ser alcançado através do descolorante, que retira o pigmento do fio, ou com a tinta clareadora, que vai colorir o cabelo no tom desejado. Na opinião de Claudio, o pó descolorante tem uma ação mais eficaz do que a coloração. “Ele tem um poder maior de clareamento da fibra capilar”, avalia.
O tempo que você vai perder no salão para sair uma nova mulher vai depender de alguns fatores, conforme explica Ricardo. “Depende da cor do cabelo, da cor que se quer chegar, se tem química ou não no fio”, diz. Mas, para conseguir o resultado platinado desejado, Claudio explica que pode ser necessária mais de uma aplicação. No entanto, nada de pressa. Ricardo ressalta que o tempo mínimo de intervalo entre uma aplicação e outra é de, no mínimo, um mês. “A química é muito forte”, observa. Então, mais vale chegar ao ponto aos poucos do que detonar o cabelo, certo?

Por falar nisso, se não quiser ficar com os fios parecendo cabelo de milho, mantê-los saudáveis é regra. “Hidratações semanais e tratamentos de reconstrução capilar são ótimas alternativas. Usar produtos para cabelos com química também”, aconselha Ricardo. Existem no mercado linhas completas para cabelos descoloridos. “Há tanto produtos com ausência de pigmentos como produtos ricos em queratina específicos para cabelos quimicamente modificados”, lembra Claudio.

O especialista também dá algumas dicas para evitar o efeito desbotado do cabelo. “Evitar higienizá-los com água muito quente, use produtos livres de sal e faça uma aplicação quinzenal do shampoo anti-resíduos ou com pigmentos azuis, que dão uma cobertura mais platinada aos cabelos que já estão desbotados ou amarelados pela ação solar”, orienta o hairstylist.

Profissionais também estão lendo Como ajudo minha cliente na hora de escolher uma coloração?

A ajuda de um bom profissional também é indispensável. “Dessa forma a pessoa adquire o tratamento mais eficiente para suas fibras capilar”, ressalta Claudio. “Os tratamentos mais eficazes e indicados para cabelos quimicamente modificados são geralmente ricos em nutrição e reparação de cimento interno celular com seleção de cutículas capilares”, completa.

Para quem tem dúvida sobre platinar as sobrancelhas, os especialistas dizem que não é necessário chegar ao extremo. Usar um tom mais claro, se a cor da sobrancelha for escura, já é o suficiente para manter a harmonia. O passo a passo não tem nenhum mistério. Para quem já é loira fica ainda mais fácil.

Normalmente o profissional divide o cabelo em mechas, aplica o descolorante, enrola no papel alumínio e verifica a coloração de cinco em cinco minutos, até chegar no tom desejado. “Sempre tendo cuidado no couro cabeludo, por ser uma área mais quente”, diz Claudio.
É fácil, mas não tente o efeito em casa. O procedimento no salão custa, em média, R$150 e exige retoques, no mínimo, a cada 15 dias, dependendo do crescimento do cabelo. O platinado tem a cara do verão. Com a proximidade da estação, que tal pensar em uma mudança no visual?

Sair da versão mobile