Pular para o conteúdo

Manicure é profissão que está em alta

Manicure é profissão que está em alta

Atualmente o mercado da beleza cresce surpreendentemente a cada ano. Os cuidados da beleza vão além da pele e dos cabelos. O embelezamento das unhas está super e alta.

O mercado de trabalho de manicures e pedicures é exclusivamente do setor privado e apresenta-se competitivo, pois depende do grau de competência e técnica que cada profissional tem para atrair mais clientes. A maioria desses profissionais trabalha como autônomos, em casa ou oferecendo serviço a domicílio. Para se aposentar, precisam contribuir para a Previdência de forma individual.

Em decreto, a presidente Dilma Rousseff regulamentou algumas profissões bem conhecidas. Além de manicure, cabeleireiro, barbeiro, esteticista, pedicure, depilador, maquiador. A lei determina que eles devem obedecer às normas sanitárias, esterilizando materiais e objetos usados no atendimento aos clientes. Só no estado de São Paulo são 1 milhão de trabalhadores da beleza. Na prática, a regulamentação pode tirar muitos desses profissionais da informalidade. A partir de agora, eles ganham força para serem contratados com carteira assinada.

Crescimento na profissão de manicure

A profissão de manicure vem crescendo e ganhando espaço no mercado de trabalho. A manicure é uma profissional que trata das mãos e pés dos seus clientes, aparando, polindo e esmaltando-lhes as unhas. Cuidando da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, realiza sua tarefa respeitando os critérios de higiene e estética da profissão, esterilizando os objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso.

O profissional dessa área não precisa ter nenhum nível de estudo específico comprovando, deve apresentar interesse por estética e ter habilidade com trabalhos manuais.
Além de cursos que a tornem mais competitiva no mercado de trabalho e capacite para as mais variadas exigências dos clientes. Sempre procurando se atualizar em relação a novos materiais, cremes, esmaltes e técnicas.

Outras característicasda profissão que toda manicure deve ter:

Preocupação constante com a higiene
Bom senso estético
Habilidade para lidar com objetos pontiagudos e pequenos
Boa visão
Capacidade de concentração
Estar atento a novidades na área estética
Ser detalhista
Ser comunicativa

Dentre as atividades diárias de uma manicure, estão:

Corte das unhas das mãos e dos pés
Polimento
Retirada da cutícula
Esmaltagem
Aplicação de “base” nas unhas
Aplicação de cremes e esfoliantes que facilitem a retirada da cutícula e dêem maciez às mãos e pés
Aplicação de unhas postiças
Esterilização dos instrumentos de trabalho
Decoração das unhas com diversos tipos de materiais e técnicas.
Pintura das unhas.

Fonte: Pintar Unha – http://www.pintarunhas.com.br/dicas/profissao-manicure

3 comentários em “Manicure é profissão que está em alta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.