Pular para o conteúdo

Manicures: a importância da esterilização dos materiais

Manicures: a importância da esterilização dos materiais

Manicures e podólogos podem se contaminar com as Hepatites B e C em seu dia-a-dia. A doença é transmitida pelo sangue contaminado que pode estar presente em alicates de unhas e em outros utensílios de trabalho. Para impedir esse perigo, esses profissionais devem seguir algumas recomendações básicas de higiene e de procedimento, evitando assim riscos à saúde.


Super Recomendo!


Recomendações básicas para manicures/pedicuros:

-Lavar as mãos antes e depois de cada procedimento;

-Não reutilizar lixas de unha, lixas de esfoliação dos pés e palitos de madeira;

-Trocar revestimentos plásticos e lavar as bacias de pés e mãos;

-Utilizar toalhas limpas a cada cliente,

-Esterilizar os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal.

Como proceder para esterilizar instrumentos de metal:

-Use luvas de borracha para lavagem dos instrumentos;

-Lave em água corrente, com escova plástica de limpeza e detergente líquido, todo material utilizado em cada cliente (preferencialmente em pia exclusiva);

-Seque o material com toalha limpa ou descartável;

-Ponha cada material em embalagem apropriada para esterilização e coloque o mesmo na estufa ou autoclave;
Siga corretamente as instruções do manual de seu equipamento de esterilização. No caso da estufa, mantê-la fechada durante todo o processo de esterilização. O material deve permanecer por uma hora à 170º C (observar a temperatura recomendada no termômetro longo do bulbo).
Atenção: Fornos elétricos não esterilizam materiais de metal.

Aos usuários desses serviços, a orientação é para que tenham seu próprio “kit” contendo alicate, espátula, lixa, palito e toalha.

Veja o video passo-a-passo para esterilizar seus materiais de trabalho e ofereça mais qualidade no seu serviço.


Super Recomendo!


4 comentários em “Manicures: a importância da esterilização dos materiais”

  1. Procedimento totalmente errado nesse vídeo,o material é deixado imerso em detergente enzimático, após escove material com escovas de cerdas flexíveis, enxague e seque com papel toalha, use lubrificante anti-corrosivo nas juntas dos mesmos, e cubra pontas dos alicates com algodão pra não perder fio, e não haver riscos de cortes no manuseio, colocar na embalem apropriada conforme aparelho de esterilização, selar, e colocar na estufa ou autoclave, conforme instrução do fabricante do aparelho! Ressaltando que deve datar as embalagens esterilizadas, para uso de dentre uma semana! Obs. embalagem violada material não deve ser utilizada, nem reutilizar embalagens, e se abrir embalagem e não usar todo material nele contido volta pra limpeza com demais materiais contaminados! Trabalho há 17 anos com esterilização, ginecológica, e tenho conhecimento em esterilização em material de salões, com material de manicure e depilação, hoje sou proprietária de uma estética nunca tive problemas com contaminação, fidelização e satisfação de todos clientes! Salientando que profissionais devem também possuir carteira de vacinação em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.