Pular para o conteúdo

Maquiadores: Entenda como funciona um portfólio digital e saiba como montar o seu

Hospedar seu portfolio em plataformas da internet deixou de ser tendência para se tornar realidade no mundo corporativo. Proprietária de uma agência web, Vanessa Queiroz explica como se adequar a este novo formato e fazer bonito.

Segundo Vanessa, o primeiro passo é escolher os seus melhores trabalhos e os que melhor te representam. “Dependendo da área, a diversidade conta. Mas, caso algum trabalho destoe muito do outro, em qualidade, por exemplo, coloque apenas o que é bom, e deixe o restante para a entrevista. Melhor menos com qualidade do que um monte de imagem que podem impactar no resultado negativo como um todo”.

Muitos maquiadores comentem alguns erros clássicos quando migram seu portfolio para a versão digital. “As pessoas precisam entender a diferença de um portfólio impresso para um digital. Precisam entender que existem imagens que funcionam bem ao vivo, mas não online. Que as imagens precisam de tratamento, e alguns materiais impressos, precisam ser fotografados em still para ficarem lindos no digital. E que não é adequado mandar seus materiais em arquivo original, por exemplo, em Indesign ou Illustrator. Envie sempre a imagem pronta, em jpeg, de preferência”, ensina a sócia da Estudio Colletivo.

Outro erro grave é de não caprichar na digitalização das imagens impressas. Esse primor, de manter tudo em alta qualidade, é importante para ter uma boa apresentação – que, segundo Vanessa, se resume em “boa resolução das imagens e boa escolha e recorte de thumbs (aqueles previews das imagens)”.

Veja abaixo um checklist elencado por Vanessa para turbinar seu portfólio:

– O que é in: Um bom portfolio digital é objetivo, direto e fácil de navegar. “No portfólio o que tem de aparecer é o trabalho e não você”.

– O que é out: “Portfólio em flash, animações antes de chegar aos trabalhos e introduções em geral”.

– Resolução: “O ideal é aproveitar o máximo de área no caso de zoom, dentro da resolução padrão que é 1024 x 768 pixels. Um site responsável se adapta a resolução do usuário”.

– Quantidade x qualidade: “O número de fotos não importa, o que importa é a qualidade”.

– Sites para hospedagem seu portfólio: “Behance, Behance Pro, Cargo, Carbonmade e Wix. Flickr e Tumblr também são boas opções”.

Fonte: Portal da Maquiagem

1 comentário em “Maquiadores: Entenda como funciona um portfólio digital e saiba como montar o seu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.