Pular para o conteúdo

A massagem e seus benefícios

massagem-beneficios

Conta a história que a massagem teria surgido quando o homem, ainda no período pré histórico, ao se acidentar, levou a mão instintivamente ao lugar da dor e descobriu que o ato de tocar proporcionava alívio.

Talvez aí tenha sido descoberto o primeiro de muitos benefícios promovidos pela massagem. Quem não gosta de um amassamento nos ombros ou nas pernas, após um cansativo dia de trabalho?…

A massagem beneficia a circulação sanguínea, eliminação de toxinas e oxigenação dos tecidos Atua, ainda, sobre o sistema nervoso central trazendo relaxamento muscular e equilíbrio emocional. Promove, ainda, a saúde, já que estimula as defesas naturais do organismo.

Para Hipócrates, pai da medicina ocidental, a massagem era uma parte importante de qualquer sistema de saúde. E olha que ainda nem havia pesquisas que comprovassem sua eficácia… Recentemente foi comprovado que nosso organismo produz substâncias analgésicas e anti-inflamatórias quando recebemos uma massagem terapêutica, e que por isso se torna muito eficaz a sua realização após a atividade física.

E não para por aí: também foi comprovado que o toque, principal linguagem utilizada na massagem, fortalece nosso sistema imunológico. Quanto mais tocado o ser humano, mais alegre, mais seguro, mais dinâmico será. Principalmente se sua prática se iniciar desde a primeira infância…
Concluímos, então, que a massagem não é um luxo, e sim uma grande ferramenta na manutenção da saúde. E por enquanto falei somente dos benefícios terapêuticos.

Na estética a massagem também tem vital importância. É utilizada como coadjuvante em tratamentos estéticos que tenham como objetivo a revitalização do tecido, melhora do aspecto da celulite, perda de medidas, redução de edemas, etc.

Enfim, seja para fins terapêuticos ou estéticos, a massagem será sempre um prazeroso recurso.

Há quanto tempo você não se cuida assim???

Marcações:

1 comentário em “A massagem e seus benefícios”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.