Pular para o conteúdo

Massoterapia: conheça a profissão, formação e mercado de trabalho

massoterapia-conheca-profissao-mercado

Olá!! Muito prazer, eu sou Ana Paula Ramos, e a partir de agora estaremos juntos para abordarmos assuntos relacionados à massagem. Então iniciaremos falando sobre este delicioso universo chamado Massoterapia.


Super Recomendo!


E o que é Massoterapia?

Como o nome sugere, Massoterapia é a terapia ou tratamento realizado através da massagem. Seu objetivo é reduzir e controlar dores diversas, melhorar a flexibilidade do corpo, fortalecer o sistema imunológico, beneficiar a circulação sanguínea e eliminação de toxinas; além de aliviar as tensões físicas e mentais. Enfim, promover a saúde e o bem estar do indivíduo.

O massoterapeuta, ou técnico em massoterapia, é o profissional de saúde que realiza massagens ocidentais e orientais, com a finalidade de promover relaxamento, saúde e bem estar. E sua função é utilizar as diversas técnicas aprendidas, de acordo com a necessidade do seu cliente. Um atendimento nunca será igual ao outro, pois cada um tem uma necessidade. Isso é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum, onde o massagista segue uma sequencia de trabalho, normalmente igual para todos.

Sabemos que muitos profissionais da área cursaram apenas cursos livres. Estes cursos, quando ministrados por instituições idôneas e com uma carga horária adequada, o habilitam a adentrar neste universo, entretanto a especialização e o aperfeiçoamento se fazem necessários. Deve-se cursar o Curso Técnico em Massoterapia, o que o habilitará a fazer parte deste mercado de trabalho.

Dentro do curso técnico, de acordo com a grade da instituição de ensino, o aluno aprenderá técnicas orientais como shiatsu, do-in, tuiná, ayurvédica; e ocidentais como massagem relaxante, drenagem linfática manual, massagem desportiva, reflexologia podal. Ressalto que cada escola tem sua grade, por isso as técnicas aprendidas nem sempre são iguais, inclusive, há escolas que agregam a naturopatia ao curso. Esta é uma das novidades da profissão.

Frequentemente surgem novas ferramentas que objetivam aliviar o desconforto do cliente, diferenciar nosso atendimento e também facilitar o trabalho do profissional. As opções são vastas, por isso se informe antecipadamente nas instituições escolhidas. Abordaremos futuramente algumas técnicas e as novas ferramentas da profissão.

E como é o mercado de trabalho do massoterapeuta? Onde poderemos atuar?

A massoterapia faz parte de um mercado de trabalho crescente, há algum tempo atrás haviam poucos locais destinados a terapias. Entretanto, hoje em dia, com o surgimento e crescimento dos spas urbanos e demais espaços destinados ao bem estar, o cenário é outro. O profissional poderá trabalhar em seu próprio espaço, em institutos de estética e bem estar, clínicas médicas, casas de repouso, clubes desportivos ou sociais, navios, hotéis, spas, academias e programas de qualidade de vida em empresas públicas ou privadas.

As opções são muitas e muitos são os profissionais à procura destas opções. Por isso o profissional deve sempre se atualizar e, digo sempre, fazer a diferença. Tem que gostar de gente. Mais: tem que gostar de cuidar de gente. O amor é fundamental.


Super Recomendo!


18 comentários em “Massoterapia: conheça a profissão, formação e mercado de trabalho”

  1. Sou massoterapeuta fiz meu curso no Senac, logo fiz um curso de pós graduação em estética, estou habilitado a administrar o curso para massoterapia básica.. que quiser e so entrar em contato 03185643270

  2. Adorei as informações ,estou com muita vontade de fazer um curso. Acho que vou começar o curso por auxiliar de massaterapelta,para ver se vou gostar mesmo. Depois vou aprofundando mais os conhecimentos da profissão.
    Eu moro em uma cidade do interior ,tudo é mais difícil.
    Mas preciso dar um UP e acho que achei algo, que poderá me fazer bem pessoalmente e profissionalmente.
    Boa sorte a todas nós.

  3. Cogitei nesta ideia,
    por que gosto de trabalhar com pessoas, conhecê -las. pesquisei um pouco à respeito, mas, ainda tenho dúvidas.
    Exemplos; Qual é a remuneração?
    O mercado de trabalho é expansivo?
    Entre outras!?
    Desde já, agradeço – lhes.

    Att. Carla Xavier

  4. Olá tenho uma dúvida. Estou para fazer um curso intensivo de 1 mês. Que diz no fim o certificado ter registro na Anvisa e tal. E há outra escola na qual somente da certificado pela escola de educação. Porém os valores são extremamente diferentes. Varia de 1.700 a quase 4.000 o que devemos nos certificar para fazermos um curso no qual estaremos gastando porém será o melhor não precisará ser feito mais nada.

  5. Eu gostaria de fazer o curso, como vcs não tem o tel ,eu gostaria que vcs entrasse em contato comigo pois e do meu enteresse de fazer o curso

    1. Dois anos o curso, 1.200 horas. Aqui na minha cidade o curso dura 1.500 horas. Custa 254.00. Por isso vou tentar através do SISUTEC/ENEM. Trabalhei durante 9 anos como massagista aplicando apenas um tipo de massagem que me deixava muito cansado. O curso é como uma faculdade. Você receberá um Diploma. Ainda tem diversas disciplinas, entre elas biossegurança, psicologia, farmacologia aplicada, nutrição e empreendedorismo e marketing.

  6. Boa tarde!
    Gostei da sua matéria, portanto, gostaria de saber quanto ganha um massoterapeuta? Pois começarei o curso no dia 03/02 semana que vem. O curso será ministrado pelo Governo do E.S., não sei quase nada sobre o assunto e gostaria de está revendo alguns materiais que você tem se for possível.
    É um curso técnico com duração de dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.