Pular para o conteúdo

Massoterapia e Estética – Cuidados com o cliente

Eu terminei o artigo anterior dizendo que o segredo para um bom atendimento é nos perguntar como gostaríamos de ser atendidos… E aí saberemos o que fazer.

Falei sobre o nosso material de trabalho, e agora abordaremos a parte mais importante do nosso atendimento, seja na massoterapia ou na estética: o cliente.

E como devo tratar o meu cliente?

Primeiramente devemos tratá-lo de forma educada, evitando gírias; discreta, não fazendo perguntas sobre a vida pessoal do cliente; e simpática, tendo empatia pelo mesmo.

Todos nós gostamos de ser bem tratados, sobretudo quando pagamos por algum serviço. E no nosso trabalho devemos estar atentos se a pessoa está acomodada de forma confortável, quando alguém se movimenta muito em uma maca, é sinal de que algo não está bem. Pergunte. Resolva. Normalmente é uma dor na cabeça ou no pescoço, neste caso basta uma toalha de rosto enroladinha para resolver a situação; se for dor nas costas, acomode a articulação do joelho sobre um apoio, como um travesseiro, por exemplo.

É comum a pessoa sentir frio, já que relaxou e baixou a temperatura corporal, principalmente nas extremidades. Não precisamos perguntar se o cliente está com frio, cubra-o. Utilize lençol térmico nos dias frios, não o deixe passar frio. Nunca! O cuidado serve também para o calor. Excessos nunca são agradáveis…

Agradável também deve ser a música. O som sempre facilita o processo de relaxamento, entretanto para isso precisamos saber se o indivíduo gosta da música tocada, se ele não gostar não relaxa. Tenha opções.

Outro cuidado fundamental é a forma que o tocamos, o toque deve transmitir segurança e acolhimento. Ainda que se realize a Massagem Modeladora, não devemos nunca ‘chegar’ de uma forma agressiva, o primeiro e o último toque devem transmitir relaxamento. Atenção também para não ficar encostando de forma bruta na maca. É horrível receber um tratamento facial e a profissional ficar batendo os braços ou as mãos na maca, bem próximo á nossa cabeça, agitando-a…

Eu já ouvi muita reclamação relativa a profissionais que falam demais… Claro que conversaremos, muitos somos terapeutas e o cliente acaba contando fatos da sua vida. Mas ele fala, e nós sempre incentivamos o lado positivo, não opinamos sobre o que ele deve ou não fazer, isso é problema dele… O que não devemos é ficar falando sobre a nossa vida e nossos problemas, não é para isso que fomos pagos, certo? E nem ficar falando sobre acontecimentos violentos do dia a dia, deixe isso para os programas sensacionalistas. O cliente deve sair melhor do que chegou…
Enfim, se escolhemos uma profissão que nos proporcione cuidar do outro, cuide. Não é assim que você gostaria de ser tratado?

Profissionais, nos diga quais outras informações vocês gostariam de saber no mundo da massoterapia?

 


Ana Paula Ramos
ANA PAULA RAMOS
Terapeuta Holística – CRT 41938. Docente de Técnicas Corporais.
+ Veja mais artigos

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.