Pular para o conteúdo

Massoterapia, Estética e Terapias Holísticas

Massoterapia, Estética e Terapias Holísticas

Olá a todos!! Estou aqui para falar novamente sobre atualização. E por que insistimos nesse tema? Porque a atualização profissional é de suma importância dentro do competitivo mercado de trabalho. E eu sempre acho que quando aprendemos mais sobre aquilo que gostamos de fazer, não estamos crescendo somente profissionalmente… Crescemos também como pessoa.

E neste artigo abordarei a feliz associação da massoterapia, estética e terapias holísticas ou complementares.
E o que é terapia holística? Holística vem do grego “holos” que quer dizer “o todo”, “inteiro”. Ela compreende o ser como um ser integral: corpo, mente e alma. E que não podemos fragmentar este trio, devemos trata-los em conjunto, só assim teremos equilíbrio, saúde e bem estar.

Chamamos também estas terapias de “complementares”, pois elas complementam qualquer tratamento de saúde, enquanto o médico trata da patologia em seu estágio físico, as terapias complementares buscam tratar a causa do desequilíbrio, nos seus
níveis mental, emocional e energético.

É sabido que o estresse da vida moderna, as preocupações, ansiedades, medos e todas as emoções negativas trazem reflexos aos nossos corpos sutis, que formam a nossa aura. Não é mais novidade a existência desse corpo eletromagnético que nos envolve, ele também é chamado de bioplasma, e funciona como uma malha energética que reveste o nosso corpo físico. Eu juro que é verdade!!

Esse corpo pode ser medido através de toposcópios, em intensidades de microamperes (unidade de medida elétrica). Quando essa malha é rompida, por influência de emoções ou pensamentos negativos, e não for restabelecida a tempo, dá-se início à instalação de doenças…

Então, quando associamos ao nosso trabalho alguma terapia, estaremos cuidando integralmente daquele ser, sendo verdadeiros agentes de saúde. Física e mental.

Temos inúmeras terapias holísticas/complementares como acupuntura, reiki, florais, cromoterapia, aromaterapia, naturopatia, litoterapia (terapias com cristais), meditação, musicoterapia, geoterapia (argilas), etc, etc…

E todas elas, quando associadas ao precioso trabalho da massoterapia proporcionam efeitos extremamente benéficos à massagem, potencializando o relaxamento mental e o equilíbrio emocional do ser. Óleos essenciais e a aplicação da cromoterapia são facilmente inseridos durante a massagem, promovendo conforto, relaxamento e bem estar. Não é isso
que praticamente todos nós precisamos e merecemos??

Já o Reiki é uma terapia de imposição de mãos que equilibra, harmoniza e recarrega o organismo energeticamente, além de fortalecer o sistema imunológico. E quando o associamos a uma sessão de drenagem linfática ou uma limpeza de pele, o resultado será bem mais benéfico, afinal é difícil manter a beleza exterior se não houver equilíbrio interior.

Dentro da estética existem linhas de argilas variadas, bem como cosméticos à base de cristais, essas substâncias promovem o equilíbrio elétrico do organismo. Essas não são informações recentes, civilizações antigas já utilizavam esses benefícios. Use isto tudo a seu favor! Use isto tudo a favor do próximo…

Estas práticas têm sido chamadas de Estética Holística, Integrativa ou Zen. E são todas uma só coisa, têm um único objetivo: CUIDAR, por fora e por dentro. Afinal, o músculo enrijecido ou a pele marcada trazem experiências e histórias… Quando, junto ao nosso trabalho aliviamos uma dor, relaxamos uma mente cansada ou equilibramos um estado emocional exacerbado, teremos realizado a melhor fidelização profissional.

E certamente teremos também nos tornado pessoas melhores… Não é para isto que viemos a esse mundo?…

 


Ana Paula Ramos
ANA PAULA RAMOS
Terapeuta Holística – CRT 41938. Docente de Técnicas Corporais.
+ Veja mais artigos

 

7 comentários em “Massoterapia, Estética e Terapias Holísticas”

  1. Olá ! Gostaria de saber se o terapeuta holístico pode fazer limpeza de pele ou é somente para esteticista formado ? Estou entrando para a área holística trabalhando com massagem e logo quero fazer outros cursos para tera mais o que agregar aos meus clientes. Sendo assim, o que um terapeuta holístico pode fazer ?

  2. Olá, deixo sugestão em brindes terapêuticos. Máscara térmica facial de sementes, óleos essenciais ervas e lavanda – uso terapêutico p/ aliviar dor e potencializar resultados estéticos- aquece em microondas ou frio na geladeira.

  3. adorei o artigo, estou entrando no mercado de beleza e bem estar e achei muito informativo, estou pesquisando qual a melhor opcao de curso a fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.