Ícone do site Carreira Beauty Blog

Micropigmentação labial: Preenchimento e contorno dos lábios

O que é dermopigmentação labial?

A micropigmentação labial ou dermopigmentação labial como também é conhecida, é uma técnica que tem a finalidade de definir o contorno e restaurar o preenchimento dos lábios. Como a micropigmentação atinge somente as primeiras camadas da pele, o resultado acaba sendo muito natural.


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


Esta técnica vem sendo muito procurada por pessoas com lábios muito finos, sem cor ou com cicatrizes. Além disso, a micropigmentação labial pode ser muito utilizada para disfarçar os sinais do envelhecimento.

O preenchimento e contorno labial tem a finalidade de corrigir o formato dos lábios, permitindo uma nova coloração e até aumento os lábios. Lembrando que a micropigmentação nos lábios é recomendada para lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, assimétricos.

Como é feita a micropigmentação labial?

A micropigmentação labial utiliza os mesmo materiais que a micropigmentação de sobrancelha, porém o tom das cores utilizadas são suaves e próprias para a cor dos lábios, sempre levando em consideração o tom da pele e dos lábios da cliente. Com a micropigmentação labial é possível ter uma boca mais definida, viva e com o tom desejado, dispensando até mesmo o uso de batom.

O procedimento de micropigmentação labial é muito delicado e exige cautela em sua aplicação, pois lábios são estruturas móveis que promovem a abertura da boca para a obtenção de alimentos, onde começa a digestão, e também tem a função de proteger contra qualquer corpo estranho ou injúria que possa lhe afetar. Esses fatos justificam o porque de todo pigmento depositado em sua semimucosa ter sua fixação comprometida.

Técnicas específicas

Preenchimento labial

Indicado para realçar o lábio natural com cor clara, com sulcos e flácidos (envelhecidos), e para reconstrução de má formação (lábio leporino) ou com cicatrizes.

Podemos utilizar duas técnicas de preenchimento:

  1.  Lábios hipocrômicos e acrômicos sem sulcos ou flacidez: para o contorno utilizar agulhas circulares de 1, 2 ou 3 pontas posicionados a 60º e 90º, dependendo da espessura desejada, e para o preenchimento utilizamos a agulha do tipo pincel, em movimentos de pintura. Este tipo de agulha promove uma uniformidade no resultado da pigmentação. (foto 1)
  2. Lábios envelhecidos ou com cicatrizes: utilizamos agulhas pincel de 5 pontas por todo o contorno e pelo preenchimento e aparelho posicionado a 60º e 45º, dependendo da anatomia do lábio. Esta técnica proporciona uma pigmentação natural e opaca, não marcando as fissuras.

Reconstrução labial pós-cirúrgica:

Em casos de perda tecidual, normalmente causada por acidentes automobilísticos e queimaduras, que ocasionam a deformação dos lábios. Assim como em indivíduos que nasceram com fissura labiopalatal que, ao chegar a fase adulta, tem como resultado uma cicatriz na região do arco do cupido. Nestes casos o tecido a ser pigmentado é mais espesso, resultado de uma fibrose, onde o pigmento deve ser depositado com técnica adequada de introdução do produto.

A máquina deve estar posicionada a 90º para garantir maior profundidade de aplicação, ultrapassando a camada cicatricial. O tom de pigmento deve ser o mais próximo possível do tom natural dos lábios, proporcionando naturalidade para o tecido perdido. Utilizar as agulhas sempre circulares de 1, 2 ou 3 pontas para o contorno e o aparelho em velocidade mais alta do que o usual.

Iluminador: utilizado para proporcionar um efeito “lifting” em lábios pequenos, finos e envelhecidos. Para a técnica é necessário o pigmento branco, agulhas de 3 pontas circulares, realizando movimentos de sobreposição. Aplicar somente na região do arco do cupido e nas laterais da porção inferior, sobre o traçado previamente realizado.

Pós-micropigmentação

Para manter os lábios com o contorno e hidratar a cor, segue algumas dicas para você cuidar dos seus lábios após a sessão e ficar linda por mais tempo:

-Cuidado com a exposição ao sol durante 30 dias.
-Evite utilizar cremes compostos de ácidos sobre o local.
-Não use maquiagem até a completa cicatrização, que dura em média 7 dias
-Faça retoque entre 25 e 40 dias.
-Evite beijar ou tocar os lábios no travesseiro.
-Não frequente piscina ou mar nos primeiros sete dias.

Video: Como Fazer Micropigmentação Para os Lábios


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


Sair da versão mobile