Pular para o conteúdo

Micropigmentação labial: Preenchimento e contorno dos lábios

O que é dermopigmentação labial?

A micropigmentação labial ou dermopigmentação labial como também é conhecida, é uma técnica que tem a finalidade de definir o contorno e restaurar o preenchimento dos lábios. Como a micropigmentação atinge somente as primeiras camadas da pele, o resultado acaba sendo muito natural.


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


Esta técnica vem sendo muito procurada por pessoas com lábios muito finos, sem cor ou com cicatrizes. Além disso, a micropigmentação labial pode ser muito utilizada para disfarçar os sinais do envelhecimento.

O preenchimento e contorno labial tem a finalidade de corrigir o formato dos lábios, permitindo uma nova coloração e até aumento os lábios. Lembrando que a micropigmentação nos lábios é recomendada para lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, assimétricos.

Como é feita a micropigmentação labial?

A micropigmentação labial utiliza os mesmo materiais que a micropigmentação de sobrancelha, porém o tom das cores utilizadas são suaves e próprias para a cor dos lábios, sempre levando em consideração o tom da pele e dos lábios da cliente. Com a micropigmentação labial é possível ter uma boca mais definida, viva e com o tom desejado, dispensando até mesmo o uso de batom.

O procedimento de micropigmentação labial é muito delicado e exige cautela em sua aplicação, pois lábios são estruturas móveis que promovem a abertura da boca para a obtenção de alimentos, onde começa a digestão, e também tem a função de proteger contra qualquer corpo estranho ou injúria que possa lhe afetar. Esses fatos justificam o porque de todo pigmento depositado em sua semimucosa ter sua fixação comprometida.

Técnicas específicas

Preenchimento labial

Indicado para realçar o lábio natural com cor clara, com sulcos e flácidos (envelhecidos), e para reconstrução de má formação (lábio leporino) ou com cicatrizes.

Podemos utilizar duas técnicas de preenchimento:

  1.  Lábios hipocrômicos e acrômicos sem sulcos ou flacidez: para o contorno utilizar agulhas circulares de 1, 2 ou 3 pontas posicionados a 60º e 90º, dependendo da espessura desejada, e para o preenchimento utilizamos a agulha do tipo pincel, em movimentos de pintura. Este tipo de agulha promove uma uniformidade no resultado da pigmentação. (foto 1)
  2. Lábios envelhecidos ou com cicatrizes: utilizamos agulhas pincel de 5 pontas por todo o contorno e pelo preenchimento e aparelho posicionado a 60º e 45º, dependendo da anatomia do lábio. Esta técnica proporciona uma pigmentação natural e opaca, não marcando as fissuras.

Reconstrução labial pós-cirúrgica:

Em casos de perda tecidual, normalmente causada por acidentes automobilísticos e queimaduras, que ocasionam a deformação dos lábios. Assim como em indivíduos que nasceram com fissura labiopalatal que, ao chegar a fase adulta, tem como resultado uma cicatriz na região do arco do cupido. Nestes casos o tecido a ser pigmentado é mais espesso, resultado de uma fibrose, onde o pigmento deve ser depositado com técnica adequada de introdução do produto.

A máquina deve estar posicionada a 90º para garantir maior profundidade de aplicação, ultrapassando a camada cicatricial. O tom de pigmento deve ser o mais próximo possível do tom natural dos lábios, proporcionando naturalidade para o tecido perdido. Utilizar as agulhas sempre circulares de 1, 2 ou 3 pontas para o contorno e o aparelho em velocidade mais alta do que o usual.

Iluminador: utilizado para proporcionar um efeito “lifting” em lábios pequenos, finos e envelhecidos. Para a técnica é necessário o pigmento branco, agulhas de 3 pontas circulares, realizando movimentos de sobreposição. Aplicar somente na região do arco do cupido e nas laterais da porção inferior, sobre o traçado previamente realizado.

Pós-micropigmentação

Para manter os lábios com o contorno e hidratar a cor, segue algumas dicas para você cuidar dos seus lábios após a sessão e ficar linda por mais tempo:

-Cuidado com a exposição ao sol durante 30 dias.
-Evite utilizar cremes compostos de ácidos sobre o local.
-Não use maquiagem até a completa cicatrização, que dura em média 7 dias
-Faça retoque entre 25 e 40 dias.
-Evite beijar ou tocar os lábios no travesseiro.
-Não frequente piscina ou mar nos primeiros sete dias.

Video: Como Fazer Micropigmentação Para os Lábios


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


18 comentários em “Micropigmentação labial: Preenchimento e contorno dos lábios”

  1. Fiz o procedimento e ainda estou no momento de cicatrização! É bem chato esse tempo que ainda esta descamando…. Mais passa rápido rsrs… Daqui 30 dias vou ver a cor real da boca… Vou fazer o retoque daqui 1 ano

  2. Como pesquiso isso há mais de 10 anos , já sabia desse profissional, mas o dinheiro nunca sobrava kkkk Fiz ontem , com um excelente profissional de Campinas , ele atua há 30 anos , o meu foram 8 voltas , ele só usa produtos importados , NAO DOEU , não fez feridas ! Na primeira seção usou um iluminador para tirar o escuro dos lábios , terei que voltar mais 2 vezes . O preço r$ 2000 mil reais . 8 voltas e inchou na hora , mas em 1 hora começou a desinchar ….fui dormir um pouco inchada e já hoje segundo dia desinchou .está lindo o efeito gloss.ele só vai colocar cor, um rosa bebê daqui 30 dias . é profissional e profissional neh gente …..

  3. Olá meninas! A micropigmentação labial deve ser feita com o retoque em no máximo 40 dias. A primeira sessão pode desaparecer totalmente o pigmento já que o lábio é uma área delicada para reter a cor. Pessoas com herper ou baixa imunidade, podem aparecer feridinhas nos lábios, o ideal é utilizar a pomada indicada pelo profissional e não utilizar nenhum cosmético dentro de 10 dias. Para uma melhor avaliação, entre em contato – Studio de Beleza Dani Loppes 96945-3318 (WhatsApp) ou 21 4107-2227/ o studio fica em Copacabana-RJ.

  4. olá em mim tb aconteceu a mesma coisa fiz a micropigmentação labial inchou muito muito defermou o meu labio infeccionou e saiu tudo, em menos de 4 dias, tb não tinha mais nada ficou mais branco os meus labios e doeeeuuu mmuuuiittoo pra fazer mesmo com anestesicos
    o que aconteceu a a profissional passou o dermografo muitas vezes 4 vezes repetidas o procedimentor demorou umas 3 horas e meia mais ou menos não aguentava mais saí dali feito uma MACACA DE TÃO INCHADA que estavam meus labios ITIVE QUE NO 2 DIA TOMAR ANTIBIÓTICO POIS HAVIA INFECCIONADO O QUE HOUVE DE ERRADO

  5. Avatar
    Tânia Regina Regallo

    Fiz o procedimento, e em quatro. Dias. Nâo tinha absolutamente nada.ficou mais. Branco do que já. Era. E. Nos. Dois primeiros dias inchou. Até deformar. Os lábios o que. Aconteceu? Gostarua de refazer , mas com un profissional competente

  6. Tudo muito esclarecedor. Qual pomada eu posso usar após? É quem tem herpes, pode fazer? Ouvi dizer que nesse caso, é indicado um remedio a ser tomado antes do procedimento.

  7. Gostaria de fazer micropigmentação labial. Mas preciso saber o preço. Tenho 61 anos, e teria q ser bem natural.
    Meu Celular. VIVO- 11-9.7221-8073

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.