Pular para o conteúdo

O que é Podologia?

Podologia é a ciência que tem como principal foco, o estudo profundo dos nossos pés. Para nosso corpo, os pés são especiais. São órgãos sensitivos que conseguem tocar o mundo em que pisamos, percorrendo-o e sentindo sua textura.

Caminhar sobre os dois pés provê uma plataforma móvel, que permite a eles interagirem com nosso planeta. A exigência de ficar ereto sobre duas pernas requer uma comunicação especial entre os pés e o resto do corpo. Os pés constituem estruturas que absorvem informações externas e refletem informações internas.

Pensando na grande importância que têm os pés em nossas vidas, a podologia completa através de conhecimentos profundos, o significado dessas estruturas no decorrer da nossa vida. Desde a pele que os recobre, o conjunto das células que a forma, seus nervos, músculos, tendões, estrutura óssea até como prevenir e cuidar das patologias (doenças) que os acometem.

O tratamento multidisciplinar faz parte do dia-a-dia do podólogo, ou seja, ortopedista, dermatologista, micologista e podólogo formam um conjunto de profissionais que deve ser respeitado em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao limite de atuação de cada um. A podologia também nos esclarece quanto à postura profissional, higiene e conscientização quanto à esterilização e técnicas convencionais e inovadoras, pois sabemos que tanto o antigo como o novo, tem muito a nos ensinar.

O Podólogo é um profissional que atua na área da saúde e sua formação lhe dá capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de patologias. Conhecimento, atualização e, principalmente, estudo são os principais aliados do podólogo no decorrer da sua profissão.

Preencher a ficha e a anamnese, saber lidar com calos, calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, verificar a marcha, confeccionar anteparos, fazer teste de sensibilidade e orientar os clientes sobre medidas de prevenção, é da competência do podólogo e essa como todas devem ser exercidas com profissionalismo e dedicação.

Pdga e Prof.ª Márcia Nogueira

Diretora Técnica- Científica da revista virtual www.belezain.com.br
Coordenadora do Centro Técnico Shinsei. É colaboradora dos sites: www.belezain.com.br / www.shinsei.com.br e www.revistapodologia.com
Ministra treinamento em Led e Laser Terapia, em SP e em outras cidades do Brasil e exterior
Ministra curso de qualificação profissional e aperfeiçoamentos em Recife, Goiânia, Cuiabá, Belém e Aracajú.
Promove palestras, estágios, treinamentos e aperfeiçoamentos em todas as cidades do Brasil.

Site: www.marcianogueiratreinamentos.com
E mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.