Pular para o conteúdo

Composição dos esmaltes, o que será que tem nos esmaltes?

o-que-e-que-tem-nos-esmaltes

Manicures do Brasil!

Vocês sabiam que o Brasil é o 1° país no mundo que mais consome em volume (quantidade) e 2° país no mundo que mais gasta dinheiro com esmaltes para unhas?  Ficando atrás somente dos Estados Unidos da América!


Super Recomendo!


É um mercado gigantesco com várias marcas nacionais, internacionais e muitas cores e texturas!

Mas o que tem nos esmaltes (febre de consumo feminino)?

Os esmaltes são compostos de:

  • Solventes: Transformam o filme plástico em líquido para poder ser aplicado nas unhas e após a aplicação evaporam; Devido à alta taxa de evaporação dos solventes orgânicos, secam rapidamente, iniciando o processo de secagem do esmalte na unha. Os principais solventes utilizados são: acetato de etila, acetato de butila, tolueno, álcool etílico, álcool isopropílico, metil-etil-cetona.
  • Resinas: A principal função das resinas é a formação do filme plástico. A resina mais utilizada na formação do filme é a nitrocelulose. Outras também são adicionadas para ajudar na formação do filme: resinas de tosilamida formaldeído, tosilamida epóxi, acrílica e poliéster.
  • Plastificantes: Atuam como lubrificantes, provocando o deslizamento das cadeias poliméricas devido a redução do atrito. A falta de plastificante em quantidade correta em um esmalte resulta em um filme quebradiço. O excesso resulta em um filme mole e com secagem demorada. Principais plastificantes: acetil tributil citrato e canfôra.
  • Pigmentos: São orgânicos e inorgânicos. Possuem alto poder de cobertura. Os pigmentos perolizados são escamas de peixe trituradas, oxicloreto de bismuto ou mistura de mica com óxidos metálicos.
  • Agentes Tixotrópicos: Principal função é manter em suspensão as partículas de pigmentos de peso específico superior ao veículo (solvente), evitando sua decantação. São derivados orgânicos de uma hectorita, um aditivo reológico, que possibilita a geleificação da laca base, sem perder a fluidez na aplicação; CMC (carboximetilcelulose sódica); Tripolifosfato de Sódio; Copolímero de etileno.
  • Aditivos: Silicones, vitaminas, ceramidas, cálcio, D-pantenol etc.

Super Recomendo!


Marcações:

1 comentário em “Composição dos esmaltes, o que será que tem nos esmaltes?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.