Pular para o conteúdo

Óleo de macaúba: o novo hit para cuidar dos cabelos

oleo-de-macauba-o-novo-hit-para-cuidar-dos-cabelos

As mulheres adoram cuidar dos cabelos e deixá-los sempre bonitos e bem tratados. Por isso ficam sempre ligadas nas novidades que não param de surgir, especialmente quando se trata dos óleos para cuidados com os cabelos.

Depois do óleo de argan, que se tornou uma verdadeira febre, a mais recente aposta do mercado de produtos para os cabelos é o óleo de macaúba, originado de uma palmeira nativa de Minas Gerais, que chega a atingir 15 metros de altura e tem todas as suas partes aproveitáveis.

O fruto dessa palmeira produz dois tipos de óleo: um retirado da polpa (que é geralmente utilizado para a produção de biodiesel) e outro extraído da amêndoa, que é o que serve para aplicação nos cabelos.

Como usar o óleo de macaúba

O óleo de macaúba é considerado o “ouro líquido brasileiro” e tem poder de hidratação e iluminação. Aos poucos está entrando no mercado e pode ser encontrado em produtos como xampu, máscara e spray de brilho. “Além do grande poder de reparação lipídica, ele possui poder anti-séptico, cicatrizantes e antioxidante. As fibras ficam brilhantes e sedosas já na primeira aplicação”, afirma o cabeleireiro Wagner Ramos.

Ele explica que a melhor forma de aplicar o produto é nos cabelos ainda úmidos, para a função de tratamento. Se o objetivo for reparação de pontas, o melhor é aplicar nos fios secos. Para quem usa secador ou chapinha, a dica é aplicar depois da escova e antes da chapa. “Assim o cabelo conserva o efeito da escova e o produto ajuda a salientar o brilho”, diz.

A quantidade deve ser dosada de acordo com a textura dos fios e aplicada no comprimento e nas pontas. Por ser um produto leve, pode ser usado diariamente, uma vez ao dia e sempre em pequenas porções.

Para que tipo de cabelo este óleo serve?

Os produtos à base de óleo de macaúba são indicados tanto para os cabelos lisos quanto cacheados, mas especialmente para fios que estão mais secos ou ressecados. E vale também para os cabelos com química, pois suas propriedades cicatrizantes e antioxidantes ajudam a devolver as propriedades que os fios perdem durante um tratamento. “Outra forma de usar é na forma de ‘hot oil’, ou seja, aquecido em banho maria, para tratar bifurcações e enfraquecimento das pontas dos cabelos”, indica.

Por ser brasileiro, o óleo de macaúba tem ainda uma outra vantagem: o preço, que é mais baixo do que dos demais produtos similares que vêm de outros países.

Os produtos à base de óleo de macaúba ainda não se popularizaram no país, sendo que por enquanto apenas a Macaúba Brasil os comercializa. O que resta é aguardar a disseminação deste óleo entre os cosméticos brasileiros e aproveitar seus benefícios quando estiverem sendo distribuídos em larga escala.

Fonte: dicas de mulher

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.