Pular para o conteúdo

Os procedimentos de biossegurança no tratamento de acupuntura

biossegurança na acupuntura

O tratamento de acupuntura está sendo cada vez mais procurado pela população do País, na possibilidade de procedimentos menos agressivos e naturais, através da inserção de agulhas , ameniza assim o consumo de medicamentos em excesso no organismo. E com tudo isso houve a necessidade de um manual de biossegurança para a técnica da acupuntura no Brasil, minimizando os riscos de infecções e acidentes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS)  recomenda a utilização da Acupuntura nos cuidados básicos de saúde, indicando-a no tratamento de inúmeras doenças como: patologias respiratórias, osteomusculares, digestivas e endocrinas.

biossegurança-agulha-acupuntura

Biossegurança : o que é?

A COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA da FIOCRUZ , a define como: “O conjunto de ações voltadas para a prevenção , minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção , ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”

As grandes causas de acidentes estão relacionadas a:

  • Instrução inadequada.
  • Supervisão ineficiente.
  • Mau uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
  • Não observação de normas existentes.
  • Práticas inadequadas.
  • Planejamento falho.
  • Jornada excessiva de trabalho.

Cuidados biossegurança durante a prática de acupuntura

  • O profissional ao inserir as agulhas , não deve tocar na lâmina delas , este profissional deve usar o tubo guia. No caso das agulhas longas chinesas deve-se utilizar luvas e gaze estéril.
  • Ao terminar a sessão , retirar as agulhas com cuidado para evitar acidentes. As agulhas deverão ser descartadas em recipiente adequado para o descarte das agulhas, resíduos, este recipiente está a venda em lojas especializadas .

limpeza-ambiente-acupuntura

Ambiente de trabalho acupuntura

As clínicas devem possuir locais espaçosos e bem ventilados, conforme  RDC 50/02 a sua metragem é de  7,5m². O piso e paredes deverão ser de material lavável e preferencialmente na cor clara . Deverá dispor de lavatórios/pias exclusivos para lavagem das mãos, as torneiras devem ter comando do tipo que dispensem o contato das mãos. Junto aos lavatório deverá haver dispersadores de sabão líquido e provisão de papel toalha.

O local deve ser higienizado, sem poluição e sujeira. A limpeza deverá ser feita com água e sabão e hipoclorito de sódio a 1%.

Não é permitida a colocação de plantas, devido a possibilidade de contaminação por Aspergillus, o que poderá ocasionar riscos ao paciente.

Acidentes e reações indesejáveis na acupuntura

Situações podem ser evitadas , em relação a acidentes e reações indesejáveis do paciente:

* Dor : quando pode ocorrer?

– Os meridianos dos órgãos estão enfraquecidos, sem energia e sensibilizados; quando a ponta da agulha se encontrar grossa, curva ou cega; ou a técnica não for apropriada para o estado de saúde do paciente.
– Inserção de agulhas  – quando a agulha penetra profundamente e atinge um receptor de fibra nervosa, depois a agulha deve ser superficializada e aprofundada em outra direção.
– Após a retirada da agulha – ocorre devido a estimulação excessiva ou a manipulação desajeitada. Para casos suaves, pressionar o local; para casos graves realizar a moxabustão além da pressão.

*Ao emperrar a agulha

Poderá ocorrer por um espasmo muscular, não mexer na agulha e depois tirar por rotação ou massagear em torno do ponto. No caso de rotação excessiva numa só direção a dor vai ser aliviada quando fizer uma rotação em sentido inverso.

* Ao quebrar a agulha

– má qualidade da agulha; forte espasmo muscular; pela erosão entre a lâmina e o cabo; movimento brusco do paciente ou utilização prolongada de corrente galvânica.

Em caso de quebra da agulha manter o paciente calmo orientando-o para que não se mova a fim de se evitar que a agulha penetre mais nos tecidos. Se parte da agulha quebrada estiver visível, pressionar em torno do local para que seja possível a retirada da mesma com auxílio de uma pinça, não sendo possível, uma intervenção cirúrgica será necessária, devendo o paciente ser encaminhado a um cirurgião.

* Desmaios

O Pulso deve ser examinado sempre. Ter atenção com pontos de acupuntura que causam hipotensão – F3 (Taichong).

Como observar sintomas de desmaio?

Sensação de vertigem; movimento e balanço de objetos à sua volta, fraqueza, opressão no peito palpitação; náusea; ânsia de vômito; palidez; pulso fraco; extremidades frias; queda da pressão arterial e perda da consciência. O profissional deve retirar as agulhas  imediatamente. Tomar medidas necessárias de primeiros socorros para estabilizar o paciente e caso não havendo melhora encaminhar para unidade hospitalar mais próxima.

*Convulsões

O paciente deve ser questionado sobre história pregressa de convulsão e em caso afirmativo observar rigorosamente as reações do paciente durante o tratamento. Caso ocorram, as agulhas devem ser imediatamente retiradas e os procedimentos necessários deverão ser adotados.

* Infecção local

Na prevenção de infecção local, deve ser levada a risca as técnicas antissépticas de higiene pessoal e do ambiente.

* Queimadura por moxabustão

Tomar cuidado com a moxabustão indireta.

Todas essas medidas antissépticas constam em um manual de biossegurança da prática de acupuntura  , o profissional seguindo a risca só tem a tendência de ter um diferencial no mercado de trabalho do País.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.