Pular para o conteúdo

Os segredos dos ácidos utilizados na estética

Os segredos dos ácidos

O ácido é o procedimento estético mais procurado nos consultórios dos dermatologistas brasileiros e exige responsabilidade profissional.


Super Recomendo!


Indicado para promover o rejuvenescimento facial e suavização de manchas e marcas de acne, o peeling, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é o procedimento estético mais realizado em consultórios do Brasil. O método foi apontado por 49% dos 832 especialistas ouvidos como o tratamento de beleza mais procurado, seguido por opções de laser e luz intensa pulsada, botox e preenchimentos.

Em qualquer estação do ano, a procura por serviços de Peeling’s Faciais sempre existe, uma vez que, a busca por uma pele perfeita é cada vez maior. Com isso, o profissional Esteticista deve estar em constante aprendizado para atender seus clientes de forma eficaz e segura, pois a utilização inadequada ou a falta de orientações pré e pós o uso dos ácidos poderão influir negativamente no resultado final.

Os ácidos utilizados por esteticistas são os  que possuem ações superficiais. Os de ações médias e profundas são de uso exclusivo médico. Segundo a Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os produtos utilizados por profissionais esteticistas devem ter uma concentração máxima de 10% e um pH de 3,5, regras específicas para a sua utilização. Os produtos manipulados são proibidos de serem utilizados em cabine, pois são individuais e o esteticista não pode prescrever para seu cliente. A aplicação de ácidos em cabine deve ter um intervalo médio de 7 a 15 dias, dependendo da sensibilidade e anmnese do cliente. Em casa, o cliente deverá ser orientado para os procedimentos de aclimatação ao ácido, que consiste em usar de forma gradativa o produto home care, que também contém o ácido do programa de tratamento.

Os principais ácidos utilizados nas clínicas de estética para tratamento de pele

Ácido azelaico

Esse tipo de ácido é usado para quem tem manchas e/ou acne. Presente em alguns protocolos de peeling facial, promove a renovação celular através da escamação da pele facial. Para ter um resultado bom, muitas vezes, é necessário fazer mais de uma aplicação. Isso varia de acordo com o tipo de pele e necessidades do cliente.

Ácido salicílico

É um dos principais ácidos usados para o tratamento da acne, pois ajuda a diminuir o sebo da pele. Embora não elimine as espinhas que estão no roto, ele ajuda a impedir que novas apareçam. Isso acontece porque ele desobstrui os poros, combate as bactérias e até promove uma pequena esfoliação, ajudando a equilibrar a pele.

Ácido glicólico

Indicado para quem tem rugas leves e quer diminuir as marcas de expressão. O ácido glicólico pode ser usado tanto na clínica de estética, quanto ser aplicado em casa, com uma concentração menor. Ele consegue acelerar em até 3 vezes a renovação celular, o que faz com que a pele fique rejuvenescida e sem marcas de expressão.

Ácido retinóico

Usado principalmente para tratar peles envelhecidas, diminuindo marcas e rugas. Derivado da vitamina A, é muito eficaz também em tratamentos da pele fotoenvelhecida, com manchas, aspereza, sardas, rugas finas, hiperpigmentação e irregularidades na textura. Tudo isso é possível porque esse ácido estimula a produção de colágeno novo.

As estrias vermelhas, que são as mais recentes, também podem ser tratadas com esse ácido, porém, é necessário usar um produto com uma concentração maior. Além disso, o ácido retinóico pode ser aplicado em peles com acne, como complementação de outros tratamento e procedimentos estéticos, pois normaliza a queratinização dentro dos poros, que uma das causas da formação da acne. O peeling é usado também para tratar manchas, como o melasma.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e está presente, principalmente, na pele. Como sua principal função é reter água para garantir hidratação e volume à pele, tem indicação para a remodelação de formas e contornos do rosto e lábios, dar volume às áreas modificadas pelo processo de envelhecimento, ou simplesmente preencher sulcos e rugas estáticas, ou seja, as rugas mais profundas e visíveis quando o rosto está em repouso.

Ácido kójico

Esse é específico para eliminar manchas da pele. Como o princípio ativo não é fotossensível, é possível tratar com ele e se expor ao sol, sem problema. Com isso, os cremes podem ser passados também durante o dia, ao contrário de outros produtos que muitas vezes são só noturnos. Nesse caso, quando o uso é doméstico, a concentração dele é bem baixa. Os mais concentrados são usados apenas por profissionais. Ele atua inibindo a ação de bactérias e a produção de melanina e promovendo a renovação celular, clareando a pele.

Ácido mandélico

Mais usado em peles morenas e com acne, através da realização de peeling. Promove o rejuvenescimento facial, afinando linhas finas e marcas de expressão. Além disso, clareia manchas, melhora a textura da pele e trata a acne. Pode ser usado também no verão, pois em apenas 3 dias após a aplicação do tratamento, já é permitido se expor ao sol.

Cuidados ao usar os ácidos

  • Estude as práticas dos ácidos
  • Anamnese e avaliação criteriosa do cliente, sua pele e seus hábitos diárias
  • Conhecer o ácido a ser utilizado: tempo de ação, concentração e pH
  • Dominar técnicas de neutralização
  • Realizar teste de sensibilidade
  • Aplicar somente em peles íntegras e estáveis

Super Recomendo!


1 comentário em “Os segredos dos ácidos utilizados na estética”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.