Venda Direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Hoje a venda direta atinge dimensões globais. Praticada sob formas distintas – pessoa a pessoa, através de catálogos – presente em todo o mundo e envolvendo os mais diversos setores da economia – de produtos de limpeza a automóveis.
A venda direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente. Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.
O que a venda direta representa para cada um
Para o revendedor: é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional.
Para o consumidor: representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional.
Para a sociedade: é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação da renda familiar e de trabalho para as minorias.
A pessoa pode entrar e sair do sistema de venda direta quando quiser e pode, com o tempo, formar uma carteira de clientes muito atraente e valorizada. Por este motivo, muitos empresários não fazem questão de exclusividade e ficam felizes quando conseguem um vendedor com carteira de clientes já formada.
Existem pessoas que chegam a ganhar mais de 6 mil reais por mês através de vendas diretas de cosmésticos, produtos para o lar, etc. Quem trabalha em vendas diretas e conquista sucesso, não troca a atividade por nada. O começo não é fácil, mas as empresas oferecem treinamentos, workshops, oficinas, que ajudam o vendedor a aumentar as vendas.
Uma dica: anote quando os produtos de seus clientes vão vencer e ligue para eles quando isso estiver perto de acontecer. Seja organizado.Informe-se sobre o produto que você vende. Quanto mais souber, mais naturalidade vai passar. Onde buscar informações? Na internet, nos catálogos que as empresas editam, e conversando com seus consumidores.
Gostar de se relacionar e ser simpático são características essenciais do bom vendedor. Não importa quais produtos você vende e sim, como vende. Isso pode fazer toda a diferença no seu salário.
Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Gostei muito do artigo, muito obrigada por você estar compartilhando essas informações, um abraço. Fica com Deus! 🙂