Pular para o conteúdo

Recrutamento mal feito traz prejuízos

Recrutamento mal feito traz prejuízos

Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura por candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.

Para começar o recrutamento, é importante que o empresário tenha em mãos a descrição do cargo. Isso facilitará a análise da busca pelos melhores candidatos e na definição de como deverá ser o processo de recrutamento.

Essa descrição do cargo nada mais é do que a relação das atividades ou funções que o candidato irá executar dentro da empresa; quanto ele vai custar e qual o perfil (características do candidato) se adapta ao cargo, para facilitar a localização da pessoa no mercado.

Estas características citadas são, por exemplo:

– Experiência necessária;

– Formação escolar e profissional;

– Idade; Estrutura familiar;

– Vida social.

Um dos meios para a empresa recrutar é recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é o método de recrutamento interno.

O método de recrutamento externo é aquele que recorre ao mercado de trabalho, local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigências do cargo – regional, nacional ou até internacional.

A empresa pode recorrer também ao método de recrutamento misto, ou seja, utilizar os meios interno e externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes.

Você deve escolher um meio que seja eficiente para a sua empresa. O recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos. Pode-se destacar:

– Alto índice de turn-over (saída e entrada de pessoal);

– Aumento dos custos de recrutamento e treinamento;

– Ambiente de trabalho desmotivador;

– Equipe insatisfeita.

Recrute os melhores profissionais do mercado de Beleza, Estética e Bem Estar. Clique aqui e veja.

Fonte: SEBRAE

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.