Pular para o conteúdo

Ricardo dos Anjos dá dicas de carreira e afirma: informação é a chave para o sucesso

Ricardo dos Anjos maquiador profissional

Um dos profissionais mais requisitados do mercado de beleza, Ricardo dos Anjos, participou do 4º Congresso Internacional de Maquiagem Profissional, na 9° edição da Beauty Fair. O objetivo foi falar de carreira e como se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo.


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


“Para se tornar uma pessoa de destaque você precisa ter informação, pois ninguém resiste a um bom argumento. Quanto mais informação você tiver, mais vai conseguir vender sua ideia e convencer o outro lado. E isso não se usa só em editorial, isso serve para todos os nichos. Tanto para a noiva, quanto para a sua cliente que quer ficar igual a protagonista da novela”, explicou o beauty artist.

Ricardo, que começou a carreira trabalhando em salões, aos 26 anos recebeu um convite da TV Bandeirantes para trabalhar em uma novela. Depois disso, foi para a MTV. “Percebi que essa era uma grande oportunidade porque eu poderia maquiar pessoas que estariam ao vivo, para todo o Brasil. Então, comecei a pesquisar, conhecer mais produtos, ir a fundo e procurar argumentos”, contou Ricardo.

Confira algumas das dicas que o beauty artist deu e que podem turbinar a sua carreira de maquiador

Pesquise: “Melhor maneira de pesquisar é usando palavras. Por exemplo, digite “tropicalismo” no google e veja as imagens e pegue sua essência. Dessa forma você vai ter ‘n’ coisas e vai encontrar inúmeros caminhos para o tropicalismo”.

Fuja do óbvio e deixe sua marca: “Coloque a mão e a alma no que está fazendo. Ao fazer um editorial de anos 20, por exemplo, traga a informação para hoje. Pegue a informação que estão te pedindo, mas ponha sua mão”.

Respire novos ares: “Quando a gente trabalha em salão, fica bitolado. É necessário sair pouco daquele universo, para saber o que conversar com a pessoa que senta na sua cadeira. No seu dia de folga pegue aquela sua amiga que deixa ser maquiada e tire o dia para brincar de maquiagem, isso vai testar sua mão e você vai descobrir que consegue fazer outras coisas”.

Não se limite à informação de beleza: “Ela já vem mastigada. Vá atrás da inspiração dessa informação. Minha dica é ler “+B Inspiração Brasil”, o livro de tendências da ABEST – Associação Brasileira de Estilista. Ele vem com cartela de cores e texturas da próxima estação”.

Trabalhe em equipe: Saiba dosar o destaque do cabelo e da maquiagem. Aprenda a identificar quando um deve ter mais destaque que o outro. “Isso também serve para o salão. Quando você tiver que dividir o trabalho com alguém, nunca se feche. Caminhe junto para dividir o trabalho. Tente entender o que a outra pessoa também quer”.

Não despreze a fotografia: “Converse com o fotógrafo para que ele não tire sua informação quando tratar a foto. Não dá para você maquiar a modelo e ir embora. Seu trabalho acaba quando a revista for impressa. Mantenha o contato com esses profissionais. Para isso você tem que fazer ser visto na foto. Não fique sobrando, você é uma parte importante. Converse com o fotografo sobre a luz e a interferência na foto. Participe, antes, durante e depois. Isso vai fazer com que você seja um maquiador lembrado. No caso do salão, é importante saber da interferência da luz na maquiagem. Cuidado com as noivas para que a cor não estoure no flash da foto. É preciso diferenciar a luz do salão da luz do fotógrafo”.


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.