Pular para o conteúdo

Salão de beleza e a gestão de pessoas

Andando por ai visitando os mais diversos salões de beleza, percebo que pelo menos em São Paulo, que segundo o “fashionismo é onde tudo acontece”, não é muito difícil reencontrar profissionais e empreendedores que há anos não tinha mais contato.

O que eu estou interessado em escrever nesta nota faz parte da realidade de muitos salões de beleza. Uma das maiores dificuldades para o empreendedor atual é entender de pesssoas, afinal nada começa em algo, tudo começa em alguém.
Não importa o esforço que você faça para ter os melhores produtos, os melhores aparelhos, as melhores tecnologias em sistemas, pois tudo começa nas pessoas.

Nos anos 70, o diferencial das empresas eram as máquinas, nos anos 80 era a qualidade. Lembram da famosa frase “A qualidade faz a diferença” ? Nos anos 90 era as certificações, ISO 9000 e etc. Então, entramos nos anos 2000, a tecnologia da informação tomou conta do mercado, os filhos tem informações em casa que os pais tinham que ralar no passado para obte-las.

Hoje o mercado está cada vez mais carente de gestão de pessoas, trazendo este assunto para os salões, está cada vez mais claro que temos que investir em pessoas. Mão de obra qualificada é muito importante dentro de qualquer negócio, mas para um salão de beleza, precisamos de pessoas que estejam motivadas, que realmente queiram vestir a camisa da empresa como um time, uma verdadeira equipe, que entendam que todos podemos vencer juntos.

Colocar isso em palavras é muito fácil como diz a minha sócia especialista em gestão financeira Roselaine Hartmann. Gostaria de estimular os gestores a investir na equipe que foi colocada em suas mãos, por mais difícil que seja lidar com eles, que muitas vezes mais parecem ser filhos do que profissionais, vale a pena todo esforço para que o time esteja preparado para as jornadas de cada dia.

A baixo segue algumas dicas para estabelecer novas metas para sua equipe:

  1. Comece a pensar nos valores que são importantes para a empresa, lembre-se de não ser mecânico, isso pode levar um tempo.
  2. Crie um relacionamento mais próximo dos seus profissionais, um técnico não pode ficar longe de sua equipe.
  3. Invista em treinamento, se eles não forem incentivados, acabam se acomodando.
  4. Treine um ou dois discípulos, no caso de precisar de um substituto.
  5. Crie uma filosofia interna de trabalho.
  6. Crie um POP – Procedimento Operacional Padrão.

A ASAP Conultoria para salões de beleza tem um módulo para cada necessidade do seu salão, entre em contato conosnco, www.asap-consultoriaembeleza.com.br


 

Fernando Paravano
FERNANDO PARAVANO
Cabeleireiro, maquiador e consultor de salão de beleza
+ Veja mais artigos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.