Salão de Beleza: SEBRAE Como montar um Salão de Beleza

sebrae-como-montar-salao-de-beleza

Muitos profissionais da beleza, estética e bem estar desejam abrir seu salão de beleza. O SEBRAE criou este manual completo com todas informações necessárias para montar seu salão de beleza dos sonhos.

Veja também 13 dicas do SEBRAE para seu salão de beleza:

1. O espaço físico deve ser bem planejado, a fim de otimizar a organização do salão. Recomenda-se ter uma recepção para receber pagamentos e fazer os agendamentos, além de contar sempre com funcionários uniformizados (que, assim, passam a imagem da profissionalização do negócio).

2. Uma sala de espera com revistas, televisão, água e café tornam o aguardo muito mais agradável.

3. Para garantir a saúde da sua empresa, é imprescindível ter uma boa gestão: antes de montar e abrir um salão de beleza, estude muito bem o mercado e saiba qual preço praticar. É fundamental calcular quantos serviços de manicure e cabelo serão necessários para não ter prejuízo no seu negócio.

4. Evite qualquer tipo de desperdício: é muito importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionados, por exemplo. Usar quantidades adequadas para cada tipo de cabelo ajuda a reduzir o mau uso de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.

5. Prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica, visto que isso vai influenciar e muito na redução da conta de luz e na diminuição do custo de operação do salão.

6. O ambiente de um salão deve ser agradável, claro e limpo. Aposto em toques de leveza na decoração, como a colocação de plantas em lugares estratégicos.

7. Os utensílios de manicure e pedicure (alicates e espátulas, por exemplo) devem ser esterelizados toda vez que forem usados. Aparelhos como a chamada autoclave são específicos para essa finalidade, e podem custar de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

8. As manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite – a Anvisa oferece instruções de higiene para prestação de serviços de beleza no site. Também é preciso estabelecer se essas profissionais serão contratadas, comissionadas ou sócias do salão.

9. Ter mobiliário adequado, com cadeiras ergonômicas para as manicures e para os clientes é muito importante para fidelizar o público e garantir a saúde e bem-estar das funcionários em seu local de trabalho.

10. Tenha sempre em seu salão os produtos da moda e de qualidade, oferecendo diversas opções ao cliente. Acompanhe as tendências de cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados.

11. O controle do estoque e a gestão financeira, com registros de entradas e saídas, são fundamentais para garantir a saúde da empresa. O empreendedor não deve misturar o dinheiro do salão com as finanças pessoais. Saber negociar descontos com os fornecedores também é essencial.

12. Estruture seu salão com uma boa iluminação, ajudando assim o trabalho dos maquiadores e cabeleleiros.

13. Tenha no seu salão as ferramentas adequadas para o trabalho: para a maquiagem, por exemplo, é importante ter vários pincéis, todos devidamente higienizados

Marcações:

5 comentários em “Salão de Beleza: SEBRAE Como montar um Salão de Beleza”

  1. Avatar
    marlene de jesus arcanjo de freitas

    preçiso de ajuda montei meu salao de beleza nao faz um meis ainda meu salao e bem simpres como faço para comsseguir minha crientela

  2. Muito bom as dicas, eu tenho no futuro proximo montar um grande salao eu tenho um pequeno salao no bairro e um dos meus sonhos e ter um salao de alto nivel publico A B C e essas informaçoes que foi colocado vao me ajudar bas tante com o conhecimento que ja tenho no ramo empreendedor individual obrigado pelas informações grato

  3. Avatar
    lilian lima dos santos de castro

    O mercado da beleza precisa esta de uma reformalizaçao. Tem muitos saloes e estetica.tem que ter cuidado para mercado da beleza nao ficar saturado.

  4. Avatar
    maraisa tome dos santos pedro

    Gostaria de saber como faço para montar meu salão minha clínica sou fisioterapeuta com pós em estética trabalho com estética pilates etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *