SEBRAE Salão de Beleza: destaque-se nesse mercado competitivo

Shares
Read Carefully

O faturamento do segmento de beleza dobrou nos últimos seis anos no Brasil e tem apresentando um crescimento médio de 10,5% ao ano, nos últimos 15 anos. Em 2012, foram movimentados R$ 36,24 bilhões entre perfumes, maquiagens, cremes hidratantes, esmaltes, tintas para cabelo e outros cosméticos, de acordo com levantamento da Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope.


Super Recomendo!


O número de salões de beleza cresceu 78% em cinco anos – de 309 mil, em 2005, para 550 mil, em 2010 -, segundo a pesquisa mais recente da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (veja mais dados sobre o mercado na página ao lado).

Neste cenário, é fundamental investir para conquistar clientes. A consultora do Sebrae-SP Elderci Garcia ressalta a capacitação como o grande diferencial do mercado. Para ela, outro fator essencial é cuidar do atendimento ao cliente.

“Quando se fala em serviços de beleza, relacionamento é um diferencial importantíssimo. Por se tratar de um serviço, que tem um caráter muito pessoal e subjetivo, o atendimento tem que ser muito especial, pois o tratamento de beleza é visto como uma ‘experiência’”, comentou, citando visual do salão, empatia dos funcionários, estacionamento e hora marcada como alguns trunfos.

Conheça a apostila “Comece Certo”, elaborada especialmente para quem quer abrir uma empresa no segmento de Salão de Beleza. Baixe Aqui.

Cuidado com pequenos detalhes

Jaime Alves, proprietário do Hair Brasil em São José dos Campos e com experiência de 30 anos na área, sabe que o cliente está cada vez mais exigente.

“O que consegue manter um cliente são as novidades que trazemos. Hoje, todo mundo tem acesso às informações na internet e é importante estarmos ligados no que acontece”, afirmou o empresário, que faz parte da Associação Internacional de Cabeleireiros, a Intercoiffure.

Para ele, que tem um cadastro com cerca de 3.000 clientes, é fundamental oferecer um serviço diferenciado, com profissionais capacitados, para se destacar frente à concorrência.

“Nos últimos anos, surgiram muitos salões de beleza. Por isso, é preciso surpreender os clientes. Oferecemos estacionamento e tentamos manter um ambiente agradável e oferecer um suco, café e alguma coisa para comer. São pequenas coisas que fazem a diferença”, disse Alves, que procura fidelizar os clientes mais assíduos com descontos.

De olho nas tendências

O Clube da Unha, em Taubaté, é outro salão que investe em inovação para conquistar a clientela. O salão foi aberto em 2010 e dobrou o tamanho de sua área neste ano, primando pelos cuidados de higiene e bom atendimento, que garantiram um crescimento de 71% no movimento neste ano.

“Os clientes estão cada vez mais exigentes. Percebemos pelas crianças quem vêm ao salão, que muitas vezes são mais exigentes que as mães. Isso nos revela a nova geração de cliente que teremos. Em geral os clientes são mulheres modernas que trabalham ou que têm a vida corrida e por isso querem praticidade, rapidez e bom atendimento em um só lugar”, disse a proprietária Alessandra Veloso.

O salão presta serviços diferenciados e novos no mercado como o SPA dos pés e das mãos, alongamento de unhas (porcelana / acrylgel), esmaltes magnéticos, esmaltes em gel e francesinha inteligente (que duram aproximadamente 15 dias).

“A atualização e capacitação são pontos sempre discutidos em reuniões. O Clube da Unha possui uma verba reservada para cada colaborador que queria fazer algum curso de atualização. A empresa que não inova, deixa de ser interessante aos clientes e acaba perdendo poder de competitividade. Ainda temos muito para melhorar e aprimorar e isso faz com que todo dia seja um novo desafio”, afirmou Alessandra.

Junto com o sócio Felipe Zakka, ela implantou um cartão de fidelidade. Após oito carimbos de serviços de pé e mão, o cliente ganha uma massagem facial, hidratação ou algum produto novo.

Fonte: SEBRAE


Super Recomendo!


Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.

Comentários (4)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou

 

Blog do site Carreira Beauty foi criado para levar informações gratuitas aos profissionais da beleza com objetivo de ajudá-los a desenvolverem seus negócios e carreiras.