Alguém completamente apaixonado pelo que faz. Esta é a autodefinição do top hairstylist Rodrigo Cintra. Nascido em São Paulo, mas conhecido no Brasil inteiro, Rodrigo chama atenção por seu incrível talento e hoje é um dos profissionais mais requisitados para dar palestras e workshops em todo o país – ministra cursos para mais de 15 mil cabeleireiros por ano. Formado pelas principais academias do mundo – Llongueras, Vidal Sassoon, Toni&Guy e Cebado, ele é hairstylist no famoso salão paulistano Studio W, no Shopping Iguatemi, consultor, professor e escritor – já escreveu dois livros. Mas estas são apenas algumas das atividades deste jovem profissional que tem experiência de sobra.
Momento decisivo
Foi aos 13 anos de idade que Rodrigo abandonou o sonho de ser piloto de avião da força área para se tornar um renomado hairstylist. A responsável por apresentá-lo ao mundo da beleza foi uma tia, que na época era podóloga de um renomado salão. “Ao chegar lá e ver um profissional transformando o cabelo de uma modelo para uma revista, senti que era exatamente aquilo que queria fazer”, conta ele. Seguiu então os conselhos da tia e começou a trabalhar como auxiliar de cabeleireiro.
Após quatro anos de trabalho, Cintra fez as malas e decidiu se especializar fora do país. Depois de um ano e meio de estudos, voltou para casa formado por um dos mais conhecidos institutos de beleza do mundo: Llongueras. A sorte estava lançada e o sucesso estava apenas começando.
Sucesso reconhecido
Talentoso, Rodrigo chamou atenção do diretor de televisão Audrin Mazzei, que estava procurando alguém para um programa que iria lançar: o reality show Esquadrão da Moda, do SBT. Cintra foi o escolhido e a chance virou um marco em sua carreira.
Daí para frente, suas aparições na TV tornaram-se constantes e ele ficou famoso por “transformar pessoas”, arte pela qual é apaixonado. “A mudança de imagem é algo sério. Quando as mulheres me procuram para fazer uma transformação significa que querem mudar também sua autoestima, o que é uma super responsabilidade para mim. Mas fazer com elas saiam da minha cadeira satisfeitas, bem consigo mesmas e felizes com o resultado, não tem preço”, afirma o hairstylist.
Referências e aprendizados
Ariano e apaixonado pelo seu trabalho, Rodrigo diz ser movido a desafios. “Eu mesmo me coloco metas e me cobro. Quando não estou no salão, faço meus trabalhos publicitários, ministro cursos e sempre estou atrás de novidades para trazer ao Brasil”, conta. Além disso, acredita que precisa melhorar todos os dias, já que toda a profissão é uma experiência. “Tive a sorte de começar a trabalhar jovem e sempre observei muito. Não tenho vergonha de perguntar quando alguém faz uma técnica diferente ou aplica uma cor nova. Isso é uma troca de experiências. Profissional seguro não tem medo de dividir e revelar truques. Então, não tem porque guardar segredos”, finaliza o cabeleireiro. Como Rodrigo Cintra é importante saber das ultimas novidades, principalmente em coloração para cabelos.
Mais sobre Rodrigo Cintra
– No tempo livre: O profissional gosta de viajar e pesquisar coisas na internet. Além disso, faz academia todos os dias. “Não mais por uma questão de estética e sim por causa do meu trabalho, que exige uma musculatura fortalecida, já que passa muitas horas em pé”, afirma.
– Na sua bancada tem que ter: Boas pomadas, que são muito importantes para finalizar cabelos, uma boa mousse e spray.
– Referência profissional: Hairstylist Wanderley Nunes. “Ele é um cara que além de ser um excelente profissional, provou para a sociedade que cabeleireiro não precisa ser um pobre coitado, pode participar da alta sociedade e pode ser nobre na profissão dele”, conta Rodrigo.
– Desejo para o futuro: Estar entre os dois melhores profissionais do mercado daqui a 10 anos.
– Conselho iniciantes na profissão: “Tenha a mente aberta e tente investir dinheiro em um curso no exterior. Além do disso, leia e pesquise bastante”, finaliza.
Dois conselhos de Rodrigo Cintra, dicas de como tratar bem a sua cliente:
[quote]Atenda todas elas com amor, por mais que o retorno financeiro seja necessário para todo mundo. Quando se trabalha com carinho, esse retorno acaba sendo uma consequência[/quote]
[quote]Sempre ofereça algo diferente para ela, seja um corte de cabelo ou até uma cor nova. Mesmo que a sua cliente não esteja com a intenção de mudar no momento e não aceite a sugestão, quando chegar a hora dela querer, será você quem proporcionará isso, e não seu concorrente.[/quote]