Pular para o conteúdo

Técnicas Orientais de Massagem Parte 2

Técnicas Orientais de Massagem

Conforme prometido no artigo anterior, falarei sobre mais algumas técnicas orientais, enfatizando as originárias na Índia.

A Índia tem conhecimentos muito antigos e uma sabedoria inigualável. Em seus livros sagrados, os Vedas, são descritos assuntos sobre tudo o que existe neste Universo. O que mais nos interessa especificamente é o Ayurveda. Palavra em sânscrito, antigo idioma da Índia, onde, Ayur = vida, e Veda = conhecimento, ciência. Então temos: Ayurveda = Conhecimento (ou ciência) da Vida.

Assim como a MTC – Medicina Tradicional Chinesa, é uma medicina bem distinta da nossa,
já que considera que tudo o que existe no Universo é formado pelos elementos da natureza, que somos um microcosmo dentro do macrocosmo, e que qualquer desequilíbrio nesses elementos gera um desequilíbrio orgânico, podendo evoluir para um estado de doença. São ensinamentos encantadores, mas neste momento abordarei sobre algumas das técnicas desenvolvidas dentro deste conhecimento:

Massagem Abhyanga – em sânscrito abhyanga quer dizer untar, friccionar com óleo. Na técnica são realizadas manobras vigorosas, com óleos vegetais e nutritivos, que têm como objetivo nutrir os tecidos, além de beneficiar a circulação sanguínea, linfática e energética. Promove o relaxamento muscular, maior flexibilidade e grande sensação de bem estar. A Abhyanga pode ser realizada também a 4 mãos. Além das manobras são realizados também alongamentos.

Shirodhara – shiro = cabeça e dhara = fluxo contínuo. Terapia de relaxamento profundo, que consiste em manter um fluxo constante de óleo sobre o chakra frontal (3º olho). Além do relaxamento promove a redução da ansiedade e agitação, beneficia a concentração e
memória e, ainda, uma melhor distribuição de nutrientes no organismo.

Pinda Sweda – massagem feita com trouxinhas quentes de arroz, chamadas de vishesas, preparadas com ervas e leite. A técnica tonifica a musculatura, sendo indicada para casos de doenças degenerativas, artrite, rigidez articular.

Vale mencionar que a Ayurveda é muito mais do que algumas de suas técnicas, ela compreende um sistema de cura onde, além das massagens são utilizadas diversas ferramentas com o objetivo de tratar patologias. Temos ainda a Massagem Tailandesa, ou apenas Tai, como é conhecida, prática totalmente terapêutica, realizada com pressões a muito alongamento, como uma yoga passiva. A prática favorece o estado meditativo para que, além do alinhamento físico, ocorra um alinhamento energético e espiritual. É uma linda prática, ao contrário do que foi difundido aqui no
ocidente, como sendo uma massagem erótica. Acredita-se que este estigma tenha surgido por causa do contato corporal existente entre profissional e cliente e também por conta da disseminação da prostituição na região da Tailândia na época das guerras no oriente.
Mas a Massagem Tai não tem absolutamente nada a ver com práticas eróticas, aliás, é praticada
sobre roupas confortáveis.

Termino este artigo, instigando a todos os profissionais da saúde e bem estar, que tomem conhecimento de algumas destas sabedorias orientais, destes sistemas de saúde que consideram o ser humano um ser integral: corpo, mente e alma. Será um exercício de autoconhecimento…

Abraço carinhoso,
 


Ana Paula Ramos
ANA PAULA RAMOS
Terapeuta Holística – CRT 41938. Docente de Técnicas Corporais.
+ Veja mais artigos

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.