Pular para o conteúdo

11 perguntas e respostas sobre as alergias provocadas pela coloração capilar

Conheça as principais dúvidas referentes às tinturas e suas possíveis reações alérgicas junto ao organismo, antes de usá-las nos cabelos.


Super Recomendo!


Coloração de Cabelo saiba as perguntas mais frequentes

Ao tratar dos cabelos utilizando-se de químicas, mesmo que seja em casa ou em salões, aos cuidados de profissionais habilitados, atente-se aos mínimos detalhes e trabalhe a favor de si mesma. Seja coerente, avalie todas as possibilidades e todos os riscos, faça testes alérgicos, seja sensata e cautelosa antes de iniciar uma atividade e cuide-se. Neste sentido, antes de fazer qualquer tipo de alteração em um dos itens de seu “cartão pessoal”, ou seja, seus cabelos, haja com prudência. Um único deslize e você colocará a perder anos e anos de tratamentos e cuidados especiais, dispensados a eles.

1. Tintura de cabelo podem causar alergia?

Sim. Pessoas que possuem muitos fios brancos ou que desejam simplesmente mudar a cor de seus cabelos procuram pelo auxílio de tinturas das mais diversas cores, tonalidades e marcas, para camuflar o envelhecimento dos fios ou realizar os seus desejos de mudança. Porém, muitas vezes essas pessoas não tomam os devidos cuidados, fazendo o teste de alergia indicado nos rótulos dos produtos e quando se dão conta, são acometidos por contraindicações diversas. Por fim, é importante esclarecer que as pessoas que aplicam a coloração capilar em outras também podem sentir febre, sensação de náusea e podem ter dificuldade para engolir os alimentos.

2. Quais os níveis e os sintoma da alergia causada pela tintura de cabelo?

A alergia é uma condição hereditária genética. E, a rigor, qualquer substância pode desencadear essa ação, mesmo após muito anos de uso. Quando o indesejável acontece após a aplicação da tintura química, a alergia pode acometer os indivíduos em três níveis:

– Alergia Leve ou Branda

Manifesta-se por meio de coceiras ou formigamento no couro cabeludo, queda intensa de cabelos e por meio de dermatites. Em casos não muito raros, a parte de trás do pescoço, pálpebras e parte superior das orelhas são atacadas por erupções purulentas, ou, ainda, partes do corpo como couro cabeludo, pele, orelhas, rosto e pescoço apresentam, devido ao uso da química, aparência escamosa, seca e quebradiça (originando, quando no couro cabeludo, as tão famosas caspas).

– Alergia Grave

As alergias graves apresentam inflamações mais resistentes, com erupções que podem ou não aumentar em gravidade, além de existir a possibilidade de elas se espalharem por todo o corpo. Este nível alérgico é capaz, ainda, de alterar significativamente a fisionomia de um indivíduo. As alergias graves ocasionam vermelhidão e inchaço do couro cabeludo e da face, a ponto de causar perda definitiva ou temporária de visão, devido ao fechamento dos olhos pelo inchaço ou danos da córnea. Algumas pessoas tiveram reações tão sérias de inchaço e descamação da pele que chegaram a ficar com cicatrizes. É comum observarmos, durante o processo de aplicação de tintura de cabelo, espirros, tosses e náuseas. Estes sintomas são característicos de pessoas sensíveis ao produto. Sendo assim, merecem um cuidado maior.

– Alergia muito grave

A aplicação de tintura de cabelo em pessoas muito alérgicas resulta em transtornos muitas vezes graves ou fatais, ou seja, desde uma dificuldade respiratória até um choque anafilático. O simples contato do couro cabeludo com a tinta causa, instantaneamente, coceiras incensantes.

3. Como saber se tenho alergia à coloração capilar?

Independente do local onde a aplicação de tinta nos cabelos será realizada, se em casa ou em salões especializados, qualquer pessoa deve fazer o teste (conforme descrito na própria embalagem do produto) para certificar-se quanto a alergia à química. O teste que atesta a reação alérgica pode durar 24 ou 48 horas (este último para pessoas que possuem histórico alérgico familiar), para a total garantia dos usuários.

Mas atenção, devido ao fato de alergias desenvolverem-se no organismo inesperadamente é necessário que se faça um novo teste todas as vezes que se for fazer aplicações de tintura nos cabelos. O fato de a última aplicação não ter apresentado resultado positivo quanto a alergia, isso não é fator de garantia para uma nova aplicação. Fique absolutamente atenta a isto!

4. As pessoas alérgicas à coloração capilar nunca mais poderão mudar a cor de seus cabelos ou colorir os fios grisalhos?

Não necessariamente. Existem formas alternativas para camuflar os fios de cabelos brancos e, ou fazer alteração na cor dos fios. É aí que entram os shampoos tonalizantes e a aplicação de Henna. No entanto, prevenir nunca é demais e neste sentido, uma pessoa que se preocupa com a sua saúde, beleza e bem estar fará o teste para saber se são ou não alérgicas a estes produtos.

5. Quais cuidados devem ser tomados no momento de aplicação da coloração capilar?

É necessário que se tome todas as precauções, isolando as mãos, rosto e orelhas, do contato com o produto, já que as químicas que constituem a maioria das tintas de cabelo comerciais são extremamente tóxicas, especialmente o PPD, o lauril sulfato de sódio, a amônia e o propileno glicol.

6. Além da sensação de queimação no couro cabeludo, coceira, vermelhidão e erupções cutâneas, e inchaços, há outras reações alérgicas conhecidas?

Sim. Ao se inalar a fumaça proveniente da tinta de cabelo, sintomas como irritação na garganta e súbito ataque de asma também podem acometer as pessoas. Em casos ainda mais graves de intoxicação, a morte pode ocorrer.

7. Caso aconteça, como devo proceder diante de uma reação alérgica proveniente da aplicação de tintura de cabelo?

Em primeiro lugar, beba a maior quantidade possível de água. Ela fará com que as toxinas sejam eliminadas do seu corpo o mais rápido possível, por meio da urina. Em seguida, interrompa definitivamente a aplicação do produto e enxague abundantemente o cabelo para a total retirada da química dos fios e também do couro cabeludo. Quando a água estiver saindo dos fios transparente, indica que já é hora de parar de enxaguá-los.

Caso tenha disponibilidade, faça chás de camomila e use-os para enxaguar os cabelos por, pelo menos, duas vezes na semana. A camomila possui propriedades medicinais que irão aliviar o inchaço e a coceira no couro cabeludo. Um litro por enxague é o suficiente para esta operação. Outra boa dica é fazer uso de óleos, como o azeite de oliva extra virgem ou o óleo de coco virgem, também duas vezes por semana. Uma colher de sopa, por aplicação, é suficiente para a recuperação dos nutrientes da pele, além de acalmá-la

A aplicação de ervas diversas, como a casca de carvalho, confrei, raiz de Althaea officinalis, tronco de nogueira preta (ou casca), raiz de cascalho, absinto, lobélia e Scutellaria, também são boas auxiliares na reconstituição dos tecidos epiteliais afetados. Mergulhe uma toalha de algodão limpa em um chá e, em seguida, enrole na cabeça como um turbante. Faça reaplicações o chá na toalha quando ela começar a secar. Caso haja necessidade, a noite, enxague seu cabelo com o chá, prenda-o com um grampo e cubra com a touca de banho para para que ele fique úmido enquanto você dorme.

Suco de cenoura também é uma ótima dica. A cenoura é rica em vitamina A, essencial para a cicatrização de erupções na pele. Para uma melhor eficiência dos resultados, beba diariamente 1 L de suco de cenoura.

8. O uso de Henna para colorir os fios de cabelos é menos perigoso que as tinturas químicas?

Sim. A Henna é um produto natural que destaca cabelos avermelhados e fica exuberante quando usada para escurecer cabelos castanhos escuro. Quando misturada com outras ervas, a Henna pode criar cores mais claras. Ela cobre perfeitamente os cabelos brancos e a cada aplicação, a cor se acumula. Ainda assim, mesmo sendo natural, aconselha-se ler as precauções de uso descritas nos rótulos do produto, para uma maior segurança. Portanto, também realize o teste alérgico antes de aplicar a Henna nos cabelos.

9. Todas as cores de Henna cobrem os fios brancos? Qual o grande truque do processo?

Não mesmo. Acredite, a única cor de Henna que cobre fios brancos é a vermelha. Quaisquer outras tonalidades, como o castanho escuro e o preto, aplicadas diretamente nos cabelos, não surtem o efeito desejado sobre os fios, deixando-os brancos amarelados ao final.

No entanto, é importante esclarecer que com o passar do tempo as aplicações sucessivas de Henna vermelha deixam o cabelo cada vez mais vermelho e, infelizmente, desuniforme (mais claro na raiz e mais escuro nas pontas). O que fazer, então, para uniformizar a cor e a tonalidade dos cabelos? A resposta é bem simples: dividir o processo de tintura dos cabelos em duas etapas.

O grande truque, então, é aplicar a Henna vermelha nos cabelos, aguardar por um período de 40 minutos e depois lavá-los para retirar todo o excesso. Terminada essa etapa, faça outra aplicação de Henna nos cabelos, nas cores castanho ou preto (que não pega bem sobre os brancos mas cobre muito bem o cabelo vermelho), e aguarde por mais 40 minutos. Após esse período, seus cabelos estarão lindos, sem fios brancos, com a cor escolhida e um resultado maravilhoso.

10. Qual é o tipo de teste mais comum para se fazer antes da aplicação de tintura de cabelo?

Aplique uma pequena quantidade do produto que deseja usar sobre o pulso ou atrás das orelhas. Permaneça com ele por um período de, pelo menos, 30 minutos. Lave-o em seguida e observe a área por um período de 24 horas. Caso apareça vermelhidão, coceira ou erupções cutâneas, aconselha-se não utilizar a tintura química. Isto é o suficiente para se afirmar o quadro alérgico. É bom esclarecer, no entanto, que não é o cosmético por si o causador da alergia, mas, sim, uma ou mais substâncias usadas em sua fórmula.

11. Qual substância química contida na formulação das tintura de cabelo que causa mais reação alérgica nos usuários?

Com certeza, a parafenilenodiamina, usada como fixador da cor nos fios capilares, ocupa a posição número um no ranking. Caso já saiba ser alérgico a ela, a única forma de prevenção é ficar atento às especificações técnicas contidas no verso das embalagens.

Está com mais dúvidas sobre alergias a química nos cabelos? Deixe aqui sua pergunta.

Marcações:

1 comentário em “11 perguntas e respostas sobre as alergias provocadas pela coloração capilar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.