Pular para o conteúdo

Tricologia – Descubra um pouco mais sobre o assunto

tricologia-descubra-um-pouco-mais-sobre-o-assunto

Afinal, o que é a tricologia? A palavra é de origem grega (Thricos = cabelos) + (logos=estudo).

Os cabelos são muito ligados a cultura, a forma como cortamos, pintamos e os penteamos  dizem muito sobre a maneira como encaramos a vida, demonstra nossas escolhas religiosas ou a simpatia por um determinado grupo social / tribos urbanas(punks, roqueiros, skatistas, emos, rastafaris, etc). A área de tricologia está ganhando cada vez mais espaço e o mercado está em ascensão uma vez que nela podem atuar vários profissionais das áreas de estética, saúde e beleza como cabeleireiros, podólogos, esteticistas, massoterapeutas, fisioterapeutas e outros que fazem um curso mais aprofundado e recebem o título de tricologista ou terapeuta capilar.

Os conhecimentos envolvidos na tricologia permitem solucionar os problemas que acometem os cabelos e o couro cabeludo contribuindo não só para a parte da estética e vaidade de cada um, mas também para melhorar a auto-estima e qualidade de vida. E o que o tricologista pode fazer para manter o couro cabeludo mais saudável e os fios mais bonitos? O aspecto e saúde dos fios capilares é bastante influenciado por:

Alimentação: A alimentação carente em proteínas e vitaminas altera os ciclos capilares  e estrutura capilar.
Substâncias químicas e produtos: Os produtos usados na lavagem, para colorir, alisar as madeixas e medicamentos influenciam no crescimento e aspecto dos cabelos.
Estresse: Provoca o enfraquecimento do bulbo e a perda dos fios.
Hormônios: Períodos de puberdade, gravidez, menopausa, terceira idade alteram a estrutura capilar bem como seu crescimento.

Os fatores citados acima podem levar ao aparecimento de uma série de distúrbios como os citados abaixo:

Dermatite seborréica: Inflamação que ocorre em áreas com grande número de glândulas sebáceas como no couro cabeludo, cantos do nariz, parte posterior das orelhas deixando a pele vermelha e áspera e descamando.
Caspa: Excesso de descamação do couro cabeludo, porém sem inflamação. Pode ser de grau leve, moderado ou intenso.
Xerose: Couro cabeludo muito ressecado em razão das glândulas sebáceas com pouca atividade, assim como o couro cabeludo, os cabelos também serão secos e sem brilho.
Queda e calvície: A perda diária de 50 a 100 fios por dia é normal, sendo maior nos dias da lavagem, maior queda indica algo errado no organismo e a necessidade de uma intervenção antes que o quadro se agrave.

Após identificar um dos distúrbios acima e vários outros que podem acometer o couro cabeludo e os cabelos o tricologista os avalia e trata através dos mais diversos recursos:

Xampus: Funcionam como um remédio. Removem a sujeira da haste do cabelo e do couro e pode conter princípios ativos específicos para cada tratamento.
Condicionadores: Indicados para combater o aspecto de ressecamento excessivo, devolvendo o brilho e a maciez, formando uma película protetora sobre o cabelo selando suas escamas.
Correntes elétricas também podem ser aplicadas, seja para combater o excesso de oleosidade ou também para desobstruir o bulbo capilar e facilitar a oxigenação combatendo os processos de calvície. Técnicas como a iontoforese para penetração de ativos, desincruste para diminuição de oleosidade e alta frequência para estimular o bulbo são ótimos aliados.
Tratamentos alternativos: Massagens capilares, drenagem linfática capilar, máscaras de argila e fitoterapia também fazem parte das opções de tratamento.

Se você como profissional de estética, beleza e saúde você está procurando uma área diferente e promissora para atuar vale a pena dar uma olhada em mais essa novidade que promete movimentar o mercado e gerar boas oportunidades de atuação.

1 comentário em “Tricologia – Descubra um pouco mais sobre o assunto”

  1. tenho muita interesse em iniciar na area de tricoloigia mas não sei como me aperfeiçoar, moro em Praia Grande SP como posso fazer? amei essa reportagem e achei por estar procurando materias sobre a area

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.