Pular para o conteúdo

Dermatologista fala dos riscos de fazer manicure frequentemente e como se cuidar

unhas-bonitas-e-saudaveis

Nunca se falou tanto em esmaltes, nail arts e outras novidades destinadas às unhas. O número de cores e marcas também cresceu consideravelmente, proporcionando aos profissionais – e às clientes – maior variedade e melhor qualidade dos produtos. Porém, para se ter unhas bonitas, não são apenas os esmaltes e os adesivos que devem ser levados em conta.


Super Recomendo!


De acordo com o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato, é necessário evitar o uso contínuo de esmaltes e acetonas, já que tais produtos podem destruir a camada superficial da unha, que serve de proteção natural contra agentes externos. Ele indica um intervalo de, pelo menos, cinco dias entre uma manicuração e outra. Mais: deve-se optar por removedores de esmaltes e realizar a hidratação das unhas e mãos, ao menos, três vezes ao dia.

Outro importante cuidado está relacionado às infecções por fungos, bactérias e vírus, além de alergias e unhas frágeis, que podem ser causadas pela remoção excessiva da pele ao redor dos dedos. “Pequenos traumas, devido ao uso de materiais pontiagudos, cortantes ou perfurantes, quebra a proteção natural e coloca a pele e a unha em contato com microorganismos na parte mais profunda da pele”, alerta o médico, que ressalta a necessidade de certificar as condições higiênicas dos salões de beleza e conferir se há esterilização de seus materiais, fator determinante na diminuição das chances de infecções.

Sobre a esfoliação de mãos e pés, o dermatologista aconselha que se consulte previamente profissionais qualificados. “Até mesmo o câncer de pele pode estar ligado à espessura e a densidade da pele”, adverte Maurício Sato.

O dermatologista comenta, também, que o tratamento de unhas geralmente é demorado, e os exames laboratoriais existentes costumam apresentar altas taxas de negatividade. Ou seja, mesmo que haja infecção, o exame pode mostrar-se negativo. “É necessário insistir na investigação”, ressalta.

Quais cuidados que precisa ter com as unhas e deixá-las perfeitas?

Em primeiro lugar, é preciso saber que essa região precisa, sim, de hidratação. É muito importante usar cremes hidratantes diariamente.

Base protetora

Já na hora de fazer as unhas, lembre-se de que a cutícula não deve ser totalmente retirada, pois ela funciona como uma camada protetora dos dedos. Ela deve ser empurrada com espátula e apenas o seu excesso pode ser removido. O mais importante é que essa região seja hidratada constantemente. Antes de passar o esmalte, a base é obrigatória. Além de proteger contra manchas e evitar que o pigmento do esmalte penetre, nela estão as vitaminas e nutrientes de que as unhas precisam. Para finalizar, o óleo secante é sempre recomendado porque faz o esmalte durar mais.

Sem defeitos

Se as unhas quebram ou racham com facilidade, a escolha do formato pode ajudar a evitar esses problemas. Prefira lixar as laterais de maneiras a deixá-las  nem muito arredondadas e nem muito quadradas.


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.