Uso Inadequado De Formol Em Escovas Progressivas

Shares
Uso Inadequado De Formol Em Escovas Progressivas
Read Carefully

Há cerca de dez anos, a escova progressiva literalmente fez a cabeça das brasileiras que preferem os cabelos lisos. Antes de optar pelo procedimento, tome alguns cuidados. Produtos para alisamento registrados e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não trazem perigo à saúde. No entanto, procure obter mais detalhes sobre os componentes do produto, de forma a evitar alergias e outras reações que podem variar de pessoa para pessoa. Na dúvida, converse com seu dermatologista.

No Brasil, muitos salões de beleza ainda insistem em usar o formol em suas fórmulas de alisamento. Fique longe dessa prática. O uso de formol como alisante de cabelos está proibido pela ANVISA desde 2009. A Agência não registra produtos que contenham formol na formulação, pois pode este componente causar diversos malefícios à saúde, como:

  • Irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo;
  • Queda de cabelo;
  • Ardência e lacrimejamento dos olhos;
  • Alergias;
  • Câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios);
  • Dores de barriga, enjoos etc.;
  • Em casos mais graves, o formol pode provocar até a morte.

Por isso, se você deseja alisar os cabelos, opte somente por procedimentos seguros, que usem produtos registrados na ANVISA. Fuja de fórmulas mágicas, pois não existem. Não coloque a saúde em risco em nome de fios mais lisos. Cabelo bonito é cabelo saudável.

Formol, também conhecido como formaldeído, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos aldeídos. Quimicamente sua fórmula molecular é CH2O, e sua nomenclatura oficial é Metanal. Sua principal utilização é como conservante de cadáveres. É também utilizado na preservação da borracha, da gelatina, de adesivos, de sucos, na produção de alguns produtos químicos, na confecção de seda artificial, em vidros, espelhos, corantes e explosivos.

Uso Inadequado De Formol Em Escovas Progressivas

Com tantas funções, outra muito utilizada é em produtos para escovas progressivas e blindagens térmicas em cabelos. A ANVISA, como órgão regulador, proibiu a aplicação de formol em produtos capilares, pelo simples fato de ser um potente carcinogênico quando aquecido. Entretanto, a irresponsabilidade e a falta de ética de algumas empresas e de alguns profissionais mantêm um mercado ilegal e sorrateiro desse tipo de produto, que além de ilegal é extremamente prejudicial à saúde.

Cabelos lindamente lisos e soltinhos, como se tivessem nascidos assim, são como muitas mulheres esperam por resultado do uso das escovas de formol. Mas o que aconteceu com as bases fortes que sempre fizeram o trabalho de quebra das pontes fortes e da transformação dos cabelos em todas as curvaturas?

Usar Tioglicolato de Amônia, Hidróxidos de Sódio e Guanidina não são para qualquer pessoa. Tem que ser profissional habilitado, tem que entender a lantionização e tem que saber finalizar os processos mantendo o cabelo perfeito. Esse é o trabalho de quem sabe o que faz, diferentemente das progressivas que qualquer pessoa desabilitada possa fazer, ignorando riscos a saúde de quem recebe e principalmente a sua própria saúde, sujeitando-se a danos severos advindos deste uso.

A corrida do mercado, para suprir a demanda desesperada de consumidores vorazes e o alto custo dos testes, aumenta a negligência. Testes cuidadosos e eficientes para entrega do produto ao mercado reduzem os riscos à saúde.

Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou

 

Blog do site Carreira Beauty foi criado para levar informações gratuitas aos profissionais da beleza com objetivo de ajudá-los a desenvolverem seus negócios e carreiras.

 

Nossa Recomendação Anúncio Ahazou
Top