Pular para o conteúdo

Você sabe classificar o cabelo do seu cliente?

voce-sabe-classificar-o-cabelo-do-seu-cliente

Todo cabeleireiro deve saber reconhecer com segurança os diferentes fios de cabelo. Somente assim, ele conseguirá avaliar o tipo de cabelo de sua cliente e indicar os tratamentos e produtos adequados. O profissional bem-informado, com certeza, se destaca no mercado.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o cabelo por ser classificado de duas formas distintas: pelo seu formato ou oleosidade. A forma é controlada geneticamente e varia de acordo com a origem racial da pessoa. Há três formatos: liso, ondulado e encrespado.

Cientificamente, o cabelo de forma lisa é definido por seu corte transversal arredondado, simétrico, e tem como origem racial os mongóis. O cabelo de forma ondulada possui corte transversal ovalado e tem como origem racial os caucasóides. Já o fio encrespado pode ser categorizado de duas formas: cacheado, encaracolado e frisado. O corte transversal é ovalado, achatado e tem origem negróide.

Se levarmos em consideração a produção de oleosidade, o cabelo será classificado em normal, oleoso, seco ou misto. O fio normal possui um brilho discreto e a oleosidade do couro cabeludo é controlada. Já o oleoso apresenta um aspecto brilhante, quase pegajoso e a produção de sedo no couro cabeludo é excessiva. Em contrapartida, há o cabelo seco, geralmente sem brilho, quebradiço e com oleosidade insuficiente na raiz. Existe ainda um tipo intermediário: o cabelo misto, que é mais ressecado no comprimento e pontas, enquanto que a raiz permanece oleosa.

Existem ainda características especificas que podem configurar o estado do cabelo, são elas:

Comprimento: curto, médio e longo.

Porosidade: está relacionada com o grau de alinhamento cuticular do fio. Classificam-se como poroso, pouco poroso e muito poroso e para diagnosticar o tipo é necessário aplicar o teste de porosidade.

Elasticidade: mede o grau de resistência do fio, ou seja, com a capacidade que o cabelo tem de ser esticado e contrair-se naturalmente. Classificam-se em elástico, pouco elástico e muito elástico.

Densidade: quantidade de cabelo que se tem em uma cabeça. Define-se pelo número de fios por centímetro quadrado. Ela pode ser utilizada como parâmetro de análise para a escolha da quantidade adequada de produtos que serão utilizados em um tratamento ou terapia capilar.

Espessura: é possível determinar a partir do diâmetro do fio de cabelo e pode variar até nos fios de uma mesma cabeça, bem como em determinadas regiões como a nuca e têmporas. A espessura do cabelo pode ser classificada como fina, média e grossa e determina entre outras coisas a capacidade de absorção dos ativos cosméticos.

Fonte: Blog Tresemmé – http://blog.tresemme.com.br/como-classificar-o-cabelo.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.