Pular para o conteúdo

Você sabe o que é teste de meia cabeça?

Você sabe o que é teste de meia cabeça?

Quando uma empresa desenvolve um produto para cabelos é comum pedir uma “ajudinha” aos amigos(as) cabeleireiros, mas como?

Depois de passar pelos testes físico-químicos, testes de performance em mechas, estabilidade, microbiológicos e dermatológicos o produto está quase pronto para ir para as prateleiras, certo? Errado !

Existe uma forma de “colaboração” das empresas com os profissionais dos salões que consiste em (resumidamente) saber sobre a aceitação do produto pelos profissionais que irão comprá-los. Essa colaboração no desenvolvimento (empresas de grande porte tem seus próprios cabeleireiros trabalhando junto com o time de desenvolvimento : Químicos, Farmacêuticos…) mas empresas pequenas costumam oferecer seu produto em desenvolvimento para ser testado antes de produzi-lo em escala industrial em salões comerciais. Esse teste se chama teste de meia cabeça e consiste em: O cabeleireiro seleciona um grupo de voluntários para avaliar se o que estará escrito no rótulo do produto é o que realmente ele proporcionará.  O responsável pelo desenvolvimento entregará um protocolo de aplicação ao profissional com, por exemplo, a quantidade de produto a ser aplicada no teste, tempo de massagem ou de permanência no cabelo, como deve ser o enxágüe e muitas outras orientações dependendo do produto e o treinará para avaliá-lo contra outro: Metade do cabelo com o produto a ser testado e a outra metade com um padrão ou concorrente de igual posicionamento de mercado etc. Depois, o profissional irá avaliar características como (dependendo do produto):

  • Espuma: Tipo de bolhas, duração, sensação ao toque;
  • Limpeza: Detergência;
  • Facilidade de uso;
  • Espalhamento do produto: Sensorial;
  • Facilidade de eliminação com água fria e / ou morna;
  • Tempo de secagem a frio ou com secador;
  • Sensação do cabelo úmido e seco: Condicionamento;
  • Brilho;
  • Alisamento;

E muitas outras características de ambos os produtos.

Então, você cabeleireiro (a) na se acanhe quando alguém chegar com uma proposta de testes de meia cabeça. Pode ser uma parceria vantajosa e duradoura para ambas as partes, também para o consumidor já que terá mais um indicativo de que o produto realmente cumpre o que promete sem falar no orgulho de quando ver o produto nas prateleiras pensar que “eu contribuí  no desenvolvimento desse produto!” . Só tenham o cuidado de verificar se a empresa que propuser essa parceria é uma empresa séria, sólida e os resultados dos testes anteriores como em mechas, estabilidade, microbiológicos e dermatológicos para sua própria segurança e de seus voluntários, no caso, normalmente são os próprios clientes.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.