Pular para o conteúdo

Como usar estampas listradas, afinal será que elas engordam?

A estampa listrada é um clássico na Moda. Ela tem o poder de ser usada em diferentes situações, vai com tudo e se adequa a qualquer humor nosso de cada dia. Tenho clientes que amam listras! E algumas não as usam por causa de uma das maiores crenças do “Pode” e “Não Pode” que vemos tanto por aí na Moda. Pura besteira!

Sem essa de que listras só engordam e que, por isso, não pode usar! Se acha lindo e te encanta, use! A ideia é dominar a arte de se vestir e brincar com isso a nosso favor.

Afinal, Listras engordam ou não?

Inconscientemente, nossos olhos procuram por linhas para nos localizarmos em um espaço. Olhando para alguém, naturalmente o olhar também é guiado pelas linhas, e as roupas fazem esta função. Por isso, as listras horizontais podem dar a sensação de encurtamento e quilos a mais.

Isso acontece pois a estampa funciona como uma quebra da linha vertical natural (a altura que temos). O nosso olhar também detecta as linhas horizontais da esquerda para direita, assim como lemos. E as listras fazem estas quebras, deixando uma sensação de blocos. Quanto maiores as listras, maior o destaque para a região do corpo, como vemos nas imagens a seguir – as duas peças são listradas, mas a região onde as listras são mais largas chamam muito mais a atenção, não?

listras-engordam-ou-emagrecem

O jeito que encontramos para “enganar” o olhar é usar listras fininhas. Discretas, não ressaltam aos olhos de quem as vê. Super indicado para todas abusarem da estampa sem medo, sem neuras!

listras-finas

As linhas diagonais confundem o olhar, sendo uma ótima dica para quem não se sente confortável com as horizontais.

listras-diagonais

Agora você consegue perceber porquê as listras verticais alongam? As linhas da estampa possuem maior comprimento. Quando os olhos percorrem toda essa linha, cria-se uma impressão de uma silhueta mais longilínea.

Como usar Listras: do trabalho ao final-de-semana

Agora que já vimos que TO-DAS podem usar listras, como compor looks?

Por remeter aos marinheiros, você pode achar difícil usar listras além dos finais-de-semana. Mas, o tipo da roupa e tecido garantem o passe livre ao listrado nos ambientes de trabalho. Combine com peças de alfaiataria, saltos ou sapatos de bico fino. Adicionar toques de cor e acessórios deixam o look com sua personalidade!

listras-trabalho

listras-cores

Como usar Listras: Camisas, direto do armário masculino

A camisa de listras, super do armário masculino, também vale! A peça dá um toque urbano e um até um quê de sensualidade. A feminilidade vem com elementos sutis como o nozinho com as pontas da camisa, sapato de bico fino, saia ou shorts. A gola em V formada pela própria camisa alonga toda a região do colo ao deixar esta parte de pele à mostra.

camisa-listrada

Como combinar Listras?

Na brincadeira da mistura de estampas, o céu é o limite!

Vale combinar com outras estampas – floral, xadrez, animal print e até com mais listras. Se achar demais, dá também para usa-las com peças de uma cor só. A ideia aqui é só variar um pouco da combinação tradicional com jeans, preto ou branco.

mistura-de-estampa-listras

Se você precisa repor alguma peça no seu armário (oi, consumo consciente!), invista nesta estampa que será um bom custo-benefício. Há diversos modelos de listras, das mais largas as mais finas. No verão 2017, as listras aparecem repaginadas com muitas cores, bem a cara da estação!

listras-verao-2017-2

Desfile Maria Filó, Mara Mac e Martu – Evento Rio Moda Rio, junho 2016.

*****

Se você tem dúvidas sobre Imagem e Estilo ou gostaria de sugerir algum assunto pros posts, escreva-nos na caixa de comentários abaixo, dizendo como podemos ajudar!

Fonte das Imagens: Pesquisa Google e/ou Pinterest. Caso você seja o dono de alguma(s) delas e deseje que a(s) retiremos, por favor, nos informe nos comentários e atenderemos ao seu pedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.