Saiba tudo sobre a profissão de micropigmentador(a)

Micropigmentador em destaque de desacreditados no passado, especialistas em dermopigmentação estética e corretiva tornam-se a bola da vez no mercado

A profissão é ainda desconhecida de muitos brasileiros, mas a tendência é que a pergunta se torne mais rara: “O que faz um micropigmentador?“. E isso porque a atividade, que há duas décadas era desacreditada por seus resultados poucos naturais, modificou-se e progrediu. Transpôs a fronteira da suspeição para estabelecer-se como um dos procedimentos estéticos mais procurados e valorizados do mercado de beleza.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


O trabalho do profissional de micropigmentação é realizar a implantação de pigmentos na camada subepidérmica da pele com o uso de um aparelho chamado dermógrafo. Décadas atrás,  quando a atividade ainda engatinhava e meia dúzia de abnegados se dedicava a ela, o objetivo era realçar as sobrancelhas, olhos e o contorno dos lábios numa espécie de maquiagem duradoura – daí o apelido de maquiagem definitiva, como ficou conhecido popularmente.

A valorização da profissão micropigmentador

Por ser uma atividade relativamente nova, a micropigmentação ainda carece de regulamentação pelo Ministério do Trabalho. Hoje qualquer pessoa maior de idade, independente da sua escolaridade, pode exercer o ofício. A falta de normatização e o aumento da procura pelo procedimento fez crescer no mercado o número de desastres provocados por profissionais sem qualificação.

É preciso que as pessoas tomem muito cuidado ao procurar um profissional. É necessário saber se ele teve uma boa formação na área, as fotos ajudam a verificar se ele é um bom profissional, porém há profissionais de mau caráter que copiam fotos de trabalhos alheios.

Atualmente, a atividade passou a ter uma relação estreita com a área da saúde. Hospitais viraram parceiros, indicando pacientes que passaram por reconstrução das mamas, por exemplo, para refazer o desenho das aréolas com o micropigmentador.

Quanto ganha um profissional?

Para profissionais bem preparados o cenário é excelente. Um micropigmentador em início de carreira dificilmente fatura menos que R$3 mil por mês. Os rendimentos de alguém experiente e com cursos de especialização podem chegar a R$6 mil ou mais – ganhos equivalentes e, em muitos casos, maiores que de um profissional com nível superior de ensino.

A combinação de demanda crescente pelo procedimento estético no país e a pouca oferta de gente capacitada valorizou o passe desses profissionais como nunca antes.

A capacitação do micropigmentador

O micropigmentador precisa unir bom embasamento teórico e muita prática para ser bem-sucedido. Ele tem que conhecer a fisiologia da pele humana, compreender a ciência das cores e como pigmentos atuam em contato com os diferentes tipos de pele, além de ter boas noções de simetria, medidas e procedimentos de biossegurança.

Depois de formado, o professional precisa ainda manter-se atualizado sob risco de ficar obsoleto rapidamente. Isso porque a profissão avança a passos largos e novas descobertas na área surgem a cada ano. Para suprir esta necessidade de reciclagem constante eventos têm surgido no páis como o Congresso Científico de Dermopigmentação. Outros já se estabeleceram como ponto de encontro desses profissionais, como a Jornada de Micropigmentação, o mais antigo deles.

Atualmente, o profissional da micropigmentação, além de realçar traços da face, serve também para corrigir imperfeições estéticas, camuflar cicatrizes, reconstruir o aspecto visual de aréolas mamárias e mesmo para camuflar calvície.

Na falta de uma regulamentação trabalhista, o mercado costuma fazer sua seleção natural. Num setor extremamente competitivo como o de cuidados com a beleza, onde o boca a boca costuma construir reputações com a mesma rapidez que destrói, um micropigmentador despreparado dificilmente sobrevive mais do que um ou dois anos na atividade. Os bem preparados, por sua vez, se estabelecem.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza




Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.


4 thoughts on “Saiba tudo sobre a profissão de micropigmentador(a)

  1. Maria Estela godoy

    Gostaria de saber sobre os cursos de micro pigmentação de lábios e contorno de cílios e calvície aqui em Campinas por sua empresa.
    Obrigada.

    Estela

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *