Não basta ter uma boa ideia para que o seu empreendimento tenha sucesso. Uma boa gestão e conhecimento em finanças são coisas essenciais. “Os números mostram que a mortalidade é alta nos primeiros dois anos das pequenas e médias empresas. Mas, existem alguns fatores que são previsíveis e que o empresário pode antever”, diz Bento Costa, coordenador do curso de Gestão de Negócios do Ibmec/DF.


Super Recomendo!


Para Ricardo Simões Curado, consultor do Sebrae-SP, o mais importante para gerir uma pequena empresa com sucesso é ter disciplina. “O que não pode ser medido não pode ser melhorado”, resume Alessandro Saade, professor do curso em Empreendedorismo & Novos Negócios, da Business School São Paulo. Vejas as recomendações dos especialistas.

1. Foque nas finanças

A sua empresa pode estar indo bem, mas é possível maximizar o lucro com uma gestão financeira bem feita. Para Costa, não há espaço para informalidade e problemas com impostos.

“Ele precisa conhecer o dia a dia, do aspecto financeiro, da empresa. E ter o mínimo de organização financeira. Isso é necessário para o empreendedor tomar decisões e ver o que ele precisa melhorar”, afirma Curado.

2. Use planilhas de controle

Você realmente sabe quanto capital entra e quanto sai do seu negócio? Planilha de vendas, controle de caixa e ponto para os funcionários são algumas planilhas indispensáveis para a sua empresa.

“A principal vantagem é a antecipação do movimento, se vai melhorar ou piorar, o empresário já sente. Ele pode gerenciar melhor o seu estoque também, por exemplo”, explica Saade. “É importante o empresário ter essa postura de trabalhar bem a questão da informatização do negócio”, completa Costa.

3. Invista em treinamento

A experiência do consumidor, independente do tipo de serviço ou produto que sua empresa vende, é crucial para a imagem do negócio. “Você pode vender exatamente a mesma coisa que o seu concorrente, mas você pode até cobrar mais caro se o cliente gostar do atendimento. Se é bom, ele voltará”, exemplifica Saade.

Investir em capacitação e treinamento é a solução para evitar que um mau atendimento atrapalhe as vendas.

4. Mantenha-se atualizado

Para lidar com as mudanças do mercado e do consumidor é recomendável rever o plano de negócios constantemente. “Pequeno empresário tem bastante entusiasmo e pouco preparo”, diz Costa.

Conhecer novos produtos e serviços, ler livros, conhecer práticas de outras empresas e conversar com pessoas de outras áreas são algumas recomendações.

5. Atente-se para as reclamações

É difícil parar durante a correria do dia a dia e avaliar o feedback dado pelos clientes. “A equipe tem que entender que a reclamação é uma oportunidade de melhoria. A critica não é pessoal e é bom para empresa”, afirma Saade.

Por isso, empreendedores devem encarar as reclamações como uma ajuda para ajustar os processos do seu negócio.


Super Recomendo!


Comments

There are no comments yet.

Leave a comment