Outono é tempo de aquecer o corpo e cuidar da pele

aromaterapia-outono-cuidados-pele

A chegada do outono traz luminosidade especial para os dias, mas também os primeiros ventos frios. Com isso, é necessário tirar casacos e cobertores do armário bem como caprichar nos cuidados com a pele – a fim de deixá-la livre do ressecamento.

Os óleos essenciais são altamente indicados para aquecer o corpo e tratar a pele. São retirados de plantas, flores, caules e raízes e trazem todos os benefícios terapêuticos, antes disponíveis apenas na natureza, concentrados em apenas uma gota.

Na Aromaterapia as micromoléculas voláteis dos óleos essenciais, quando aplicadas sobre a pele, são absorvidas pela epiderme e passam para as próximas camadas através da corrente sanguínea. Estes óleos precisam ser diluídos em substâncias chamadas carreadores – responsáveis por levar as propriedades terapêuticas pelo organismo – antes de serem aplicados sob a pele. Os principais carreadores são os óleos vegetais puros, que são  ácidos graxos essenciais. Além de permitir que os óleos essenciais sejam mais bem absorvidos pela pele, eles também desempenham uma importante função de nutrição e hidratação.

A primeira receita que compartilho é um escalda-pés para aquecer o corpo:

 Em dois litros de água quente (em temperatura confortável para os pés), coloque 25 gotas de óleos essenciais, sendo:
20 gotas de Óleo Essencial de Gengibre By Samia Aromaterapia
5 gotas de Óleo Essencial de Tangerina By Samia Aromaterapia

Deixe seus pés por 15 minutos. Retire e faça uma boa massagem com uma colher de chá de Óleo Vegetal de Copaíba ou Girassol. Massageie bem. Coloque uma meia de lã.

Outra receita importante para tratar a pele do corpo é a Esfoliação corporal para eliminar toxinas. É importante para promover a renovação celular antes de receber a hidratação. A esfoliação desintoxica e melhora o humor, energizando o organismo.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de sal
4 colheres de sopa de óleo vegetal de Girassol
10 gotas de Óleos Essenciais By Samia Aromaterapia

ahazou-banner-blog-2

Escolha o óleo essencial mais adequado para fazer a esfoliação:

Grapefruit: drena o fígado e os rins, tem ação desintoxicante e auxilia na regulação de peso corporal (obesidade)

Erva Doce: é diurético, regulador da menstruação e auxilia na regulação do intestino. Atua em edemas e obesidade.

Laranja: os bioflavonóides da casca reforçam os vasos capilares. Já a vitamina C tem ação tonificante geral; é tranquilizante e desintoxicante. Reequilibra o sistema simpático e é um regulador cardíaco, atuando sobre palpitações; hidrata as células e aumenta a circulação.

Alecrim: atua nas contraturas musculares; tem efeito descongestionante de vasos e capilares. É diurético, diminui edemas e reduz a celulite.

Tomilho: estimulante do sistema simpático é um poderoso antinfeccioso, com efeito tônico, energizante, vasodilatador e diurético.

Junípero: reduz a retenção de fluídos; é excelente diurético, aumenta a circulação e desintoxica rins e fígado.

Misture os ingredientes e passe sobre a pele, sempre em movimentos circulares e no sentido do coração, dos pés para a virilha; das mãos para as axilas. No abdômen, faça movimentos circulares sentido horário, terminando na virilha; ao redor dos seios, massageie de forma bem leve. Não se esqueça dos cotovelos, mãos, braços, pés e calcanhares. É interessante fazer essa esfoliação antes do banho.

Para a Hidratação corporal, indico uma máscara:

Ingredientes:

– 6 colheres de sopa de Argila By Samia Aromaterapia
– 1 litro de infusão de água com pétalas de rosas (ferva a água, desligue o fogo e coloque pétalas de rosas. Abafe por cinco minutos.)
– 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio By Samia Aromaterapia
– 3 gotas de Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia By Samia Aromaterapia

Cubra o corpo todo com este preparado e retire após 30 minutos com uma chuveirada ou com toalhas úmidas.

 


Samia Maluf
SAMIA MALUF
Psicóloga, formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia.
Atende pacientes e consultora para empresas e spas.
+ Veja mais artigos

 



Samia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *