Quando tive a honra de ser convidada para escrever neste espaço, logo me veio à mente a ideia de começar minha coluna explicando o que é a Aromaterapia. Pode ser algo muito simples para algumas pessoas, mas para outras é algo totalmente novo, então é bom começarmos pelo começo…
A busca por qualidade de vida passa por diversos caminhos. Um deles é a Aromaterapia, ciência que prega o uso de aromas nos mais diversos tratamentos que têm por objetivo o alcance do bem-estar físico e mental.
Os aromas são provenientes dos óleos essenciais – substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou num delicioso escalda-pés, eles restauram as energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. A Aromaterapia completa as outras terapias, tanto as convencionais ou alternativas, que buscam a cura.
Ao desvendar o mundo da Aromaterapia, é possível descobrir tratamentos totalmente naturais para problemas comuns. O óleo essencial de gerânio, por exemplo, é excelente para mulheres no climatério ou na menopausa por ser considerado um fito-hormônio. Traz bastante alívio para os incômodos comuns deste período.
A depressão pode ser vencida com a ajuda de um poderoso óleo essencial: a lavanda. Ele é utilizado para combater, além da depressão, insônia, tensão e cansaço. Uma gota do óleo no travesseiro pode ajudar a relaxar, assim como colocá-lo em aromatizadores ou borrifar, sob forma de spray, nos ambientes.
A lavanda também traz benefícios estéticos. É excelente para a pele. Também pode ser utilizada para desinfetar cortes e arranhões. Para aliviar queimaduras, basta aplicá-lo sobre o local afetado, já que é um dos únicos óleos essenciais que podem ser usados topicamente sem veículo carregador e diluição.
Para combater dores musculares, a Aromaterapia também tem resposta. Hortelã-pimenta, gengibre e eucalipto, diluídos em óleo vegetal de andiroba ou copaíba – poderosos anti-inflamatórios – trazem bastante alívio. É uma dica imperdível também para quem sofre de fibromialgia, artrite, artrose, tendinite, joanetes e lesões por esforço repetitivo.
Enfim, falar de Aromaterapia é assunto que não acaba mais … São diversas as aplicações assim como os benefícios que traz para pessoas de todas as idades. É experimentar para não mais dispensar esta deliciosa forma de tratar corpo e mente.
SAMIA MALUF
Psicóloga, formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia.
Atende pacientes e consultora para empresas e spas.
+ Veja mais artigos