Pular para o conteúdo

Conheça as Técnicas Orientais de Massagem

Olá!!! Atendendo a algumas solicitações, neste artigo falarei sobre as técnicas orientais de massagem, ou melhor, falarei sobre o ‘berço’ da massagem.


Super Recomendo!


Exatamente, a massagem surgiu no oriente, acredita-se que há 4000 anos em média…E esta é uma bela história, baseada nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, a qual compreende o ser humano como parte da natureza, e como tal, regido pelas mesmas e imutáveis leis. Considera que para termos saúde e equilíbrio, todos os nossos sistemas devem estar em harmonia: físico, mental, emocional e espiritual. E para que isso ocorra, a energia vital, chamada de ki pelos japoneses, e de ch´i pelos chineses, deve fluir de forma satisfatória. O bloqueio, se não corrigido, se transforma em patologia.

Todas as técnicas terapêuticas orientais têm como objetivo corrigir possíveis estagnações, restabelecer a livre circulação da energia e nos conscientizar da responsabilidade que temos em nos manter equilibrados. Só haverá saúde a partir do equilíbrio energético.

A acupuntura trabalha sobre os meridianos, correntes energéticas localizadas sob a pele, por onde fluem e são distribuídas estas energias no nosso corpo, permitindo a manutenção das funções vitais orgânicas. Todas as técnicas orientais trabalham sobre este mesmo sistema. E quais são as principais técnicas?

Anma – técnica da Antiga China, que tem objetivo tanto curativo quanto preventivo, é realizada por cima da roupa, e a pessoa pode estar sentada. Considera os meridianos da acupuntura em sua execução, onde serão realizadas as manobras. Promove o relaxamento muscular e a livre circulação sanguínea e energética. “An ma” significa apaziguar com as mãos, ou na antiga linguagem chinesa, empurrar-puxar. Acredita-se que exista há mais de
3000 anos.

Shiatsu – técnica japonesa, onde shi=dedo e atsu=pressão, então pressão com o dedo. Porém, além dos dedos, utilizamos também palmas e cotovelos durante a sua execução. Seu objetivo é desbloquear os canais energéticos, beneficiar a circulação sanguínea e promover o relaxamento muscular. É uma das técnicas mais praticadas hoje em dia, por conta de sua praticidade e de seus inúmeros benefícios. PS: já foi postado um artigo sobre
este assunto, com maiores informações.

Zen Shiatsu – é a união do Shiatsu e seus princípios, com a filosofia Zen (busca da iluminação através do autoconhecimento). Busca trabalhar sobre os meridianos de forma profunda, porém sem dor. É realizado no chão, onde são realizadas pressões e
alongamentos.

Tui Na – técnica chinesa que utiliza os dedos, mãos, antebraços, cotovelos e também os pés para realizar diversas manobras com o objetivo de promover o desbloqueio energético, ajustamentos de vértebras, alongamentos, rotações das articulações, alívio de dores musculares, melhora da circulação sanguínea a eliminação de toxinas.

Susho – técnica coreana que une os princípios físicos do quartzo aos fundamentos da MTC. É realizada com esferas de quartzo e tem como objetivo trabalhar o fluxo energético do corpo, promovendo o alívio de dores, o relaxamento mental e o equilíbrio emocional. Não tem contra indicações, podendo ser realizada em toda e qualquer patologia.

Reflexologia Podal – técnica que se baseia no princípio de que todos os órgãos, glândulas e estruturas do nosso corpo têm pontos que se refletem nos pés. Não há um consenso sobre a sua origem, pois alguns mencionam que se originou na China, e outros no Egito, mas o importante é que é uma técnica extremamente funcional, pois, aos estimularmos pontos nos pés, estimulamos todo o funcionamento orgânico, promovendo o desbloqueio
energético, o relaxamento muscular e mental, bem como o benefício da circulação sanguínea. Os pés respondem de uma forma intensa pois, além dos pontos reflexos, há mais de 7000 terminações nervosas. Há também a Reflexologia das mãos e orelha.

Há ainda inúmeras técnicas utilizadas na Índia e também a Massagem Tai, originária da Tailândia, mas estes são assuntos para o próximo artigo…

Nos vemos’ na próxima semana!!


Super Recomendo!


4 comentários em “Conheça as Técnicas Orientais de Massagem”

  1. Sou massoterapeuta baseada na medicina oriental… amei o site. Mas gostaria de receber maia informacoea sobre as tecnicas. Meu esposo entrou no ramo de massagem tbm por enquanto ainda massagista quero muito fazer especialozacoes junto com ele pra agregar conhecimneto sempre bem vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.