Pular para o conteúdo

Dicionário do Cabeleireiro. Tire suas dúvidas

Desconhece um termo ou não sabe muito bem o seu significado? Veja alguns nomes e suas explicações.

ÁCIDO HIALURÔNICO – Essa proteína produzida pelo organismo tem o poder de hidratar a pele e já está presente nos produtos para o cabelo. Age diretamente na hidratação do couro cabeludo, tornando-o mais elástico, equilibrado e nutrido, amenizando o desgaste do dia a dia.

AMACIAMENTO – Técnica para reduzir o volume, deixando os cachos abertos, sem alisar. São utilizados os mesmos produtos químicos do alisamento e do relaxamento. O controle de quanto ele ficará cacheado é feito a partir da escolha da intensidade da química e do tempo que ela permanece no fio.

AMÔNIA – Composto químico também conhecido por amoníaco, que abre as cutículas e permite a penetração dos pigmentos, no caso de uma coloração. Também está presente em alguns produtos para alisamento, para facilitar a ação dos ativos que alteram a estrutura do fio. Empresas de qualidade investem cada vez mais em produtos com concentrações baixas de amônia para danificar menos o cabelo.

ATIVADOR DE CACHOS – Finalizador que promove definição à ondulação, sem dar aspecto molhado ou engordurado. Serve ainda como redutor de volume, e seu uso é mais aconselhável para cabelos que não passaram por tratamento com química. Para aplicar ao acordar, refazendo a forma dos anéis.

BRUSHING – Do inglês, escova, pronuncia-se bráxin. É a técnica de escovar os fios com secador a fim de deixá-los mais lisos ou modelados. Dura até três dias em fios não oleosos. Deve ser feita duas vezes por semana, para não danificar a fibra capilar. Com auxílio de secador com bom volume de ar e controle de temperatura. Produtos termoativados são indispensáveis e devem ser aplicados antes do processo.

CERAMIDA – Substância que faz parte da estrutura do fio e tem a finalidade de unir uma escama à outra. Xampus e condicionadores para cabelos danificados ou ressecados com ceramidas compensam sua perda pela ação agressiva de agentes externos. Resultado: maleabilidade e brilho extra.

COLORIMETRIA – Ciência que analisa a composição das cores, suas combinações e a forma como são percebidas pela visão. Envolve aulas sobre o diagnóstico detalhado do cabelo para determinar a altura dos tons, sua cor natural ou fantasia, o percentual de brancos, o grau de porosidade e a resistência.

COR FANTASIA – Na tabela de coloração encontramos as cores naturais (que vão de 2.0 a 12.0) e os reflexos que a própria tinta apresenta, que são chamados de crês direcionais ou cores fantasia, normalmente aparecem após o número da cor natural, separados por ponto ou vírgula, por ex: 6.3, 6.7, 9.01, etc. Além disso, toda cor diferente das convencionais é chamada de fantasia, como amarelo, roxo, verde, azul, vermelho, rosa e suas variações de tom. Para se obter a fantasia utiliza-se anilina ortoquímica (de madeira), violeta genciana, azul de metileno. Obs: não confundir anilina ortoquímica com a cosmetível, pois esta, se aplicada nos cabelos, pode embolorar, deixando um mofo irreversível. É necessário descolorir os fios antes da aplicação, senão a cor fantasia não pega ou não atinge o tom desejado. Não contém amônia.

 

FRIZZ – Característica natural de alguns cabelos que nascem torcidos e não crespos ou lisos. O efeito pode ser contornado com leave-in, relaxamento ou até por meio de um bom corte. Outra opção é fazer permanente para deixar os fios ondulados

GREAT LENGTHS – Técnica italiana de alongamento ou aumento de volume com mechas de fios indianos. Esse método é feito com polímero de queratina que tem o mesmo peso molecular do fio. Suas substâncias se identificam com o fio do cabelo natural, realizando uma fusão molecular, obtida por um aparelho de alta frequência. Os tufos têm mais de 50 tonalidades, são colocados em duas ou três horas e não soltam com o calor do secador e da chapinha.

GUANIDINA – Este ativo é resultado da mistura do hidróxido de cálcio com o carbonato de guanidina, que gera uma fórmula menos agressiva. Ela altera definitivamente a estrutura da fibra capilar e não deve ser aplicada em cabelos que receberam amônia, chumbo proveniente do henê ou outro alisante. O hidróxido de guanidina possui força de alisamento superior à do tioglicolato de amônio e inferior à do hidróxido de sódio (soda). Sua atividade relaxante é versátil e possibilita abertura de cachos ou alisamento. Para se ter mais garantia na aplicação da guanidina, é imprescindível fazer o teste de mechas, de preferência não só na nuca, mas em outras diferentes zonas, como próximo às orelhas e no topo da cabeça.

LEAVE-IN – Do inglês, lê-se livín. É o condicionador sem enxágue, eficiente e indispensável para desembaraçar cabelos crespos e hidratar ressecados. Não é propriamente um finalizador, mas funciona bem para ajeitar encaracolados, sem emplastar. Também protege contra agentes externos, como vento e poluição. Alguns, ainda, são enriquecidos com filtro solar, para evitar ressecamento e desbotamento da cor, e com outros ativos para tratamento, como ceramidas e queratina.

MATIZAÇÃO – Processo empregado para dar cor ao cabelo. Muito utilizado também na modificação do tom das mechas após o reflexo, em geral nos tons mel, acizentado, acobreado ou dourado. Por exemplo, na redução da intensidade da cor acobreado muito forte, a matização é feita com cinza para resultado mel.

NANOQUERATINIZAÇÃO – Tratamento para os fios que faz uma reposição da queratina perdida por processos químicos, raios ultravioleta e fatores ambientais. Sua vantagem é que as moléculas de queratina passam por uma transformação e são reduzidas a partículas minúsculas (nano) que penetram mais facilmente no interior da haste capilar. São quatro as etapas: lavagem; secagem para retirar a umidade; aplicação da queratina vaporizada; e escova para fechar as escamas abertas no passo anterior.

RECONDICIONAMENTO TÉRMICO – Tem vários sinônimos: alisamento japonês, escova definitiva, chapinha japonesa, retexturização, realinhamento térmico, realinhamento celular. Trata-se de uma técnica que alisa por até seis meses e que exige manutenção periódica. Os ativos usados são tioglicolato de amônio ou hidróxidos, como de sódio, de guanidina, de amônio e de lítio. O que muda é a finalização. Dependendo do fabricante e do ativo alisante, o fluído protetor pode ou não ser hidratante. Antes de fazer, a cliente deve ficar três dias sem lavar a cabeça, pois a oleosidade protege o couro e evita ardência. Após o alisamento, é válido aguardar quatro dias antes de lavar.

REPIGMENTAÇÃO – Técnica que devolve a cor ao cabelo, usada quando há excesso de descoloração, para evitar que o tom fique diferente do desejado ao fazer uma coloração. Um cabelo exageradamente descolorido pode, ao receber uma tintura castanha, ficar esverdeado ou acinzentado e opaco. A repigmentação é feita com o pigmento puro. No caso citado acima, por exemplo, deve ser colocada uma cor quente, como vermelho ou acobreado.

DEFRISANTE – Finalizador para deixar o cabelo maleável e facilitar o brushing. Com fórmula termoativada, protege do calor. Prolonga o efeito liso por meio de agentes que impedem a entrada de umidade no interior do fio.

DERMATITE SEBORREICA – A caspa é a manifestação mais branda desse distúrbio que acomete o couro cabeludo. Mas se esse estágio inicial não for tratado, pode evoluir para outras etapas com inflamações e lesões avermelhadas, tanto no couro cabeludo quanto no contorno do rosto e nas orelhas. Nos casos graves há formação de eczema – em que fios se grudam a placas amareladas. Por outro lado, existem pessoas que mesmo sem ter caspa apresentam dermatite. É proibido fazer alisamento ou coloração em quem está com o problema. O mais indicado é que o cliente procure um dermatologista e use medicamentos específicos.

ESTRELA DE OSWALD – Serve como parâmetro na hora da coloração e na neutralização de tons indesejáveis. Funciona como um gráfico ou uma tabela. Nela, as cores estão dispostas de forma que uma determinada nuance tem a sua oposta. Logo: o vermelho é contrário ao verde, enquanto o laranja contrapõe-se ao azul, e o amarelo, ao violeta. Por exemplo: para neutralizar reflexos amarelos ou dourados nos fios (retirando a intensidade do reflexo) deverá ser utilizada coloração com pigmento violeta, pois, na Estrela de Oswald, o violeta está em oposição ao amarelo. Vale lembrar que essas posições são estratégicas e foram reunidas dessa forma porque um tom ameniza ou potencializa o efeito do outro. O círculo cromático também define as nuances e os matizes das colorações. A partir do que já existe no cabelo, escolhe-se o novo tom.

HIDRÓXIDOS – Atuam na abertura das cutículas do cabelo, penetrando no córtex e transformando as ligações de lantionina. Os hidróxidos são compatíveis entre si e incompatíveis com qualquer outra substância. O hidróxido de sódio tem ação rápida, com maior poder de alisamento, mas é bem agressivo. Já o hidróxido de cálcio foi criado para couro cabeludo sensível e para cabelos finos. Seu poder de alisamento é moderado. Por sua vez, o hidróxido de guanidina é considerado a evolução do cálcio. Tem maior efeito alisante ou de relaxamento e reconstrói a fibra. O hidróxido de lítio tem ação forte da mesma forma que o de sódio, porém age mais lentamente.

MÁSCARA – Creme que hidrata, dá brilho e resistência aos fios e que deve ficar no cabelo por determinado tempo (que pode variar de 3 a 20 minutos) para melhor efeito. Em alguns casos é necessário aplicar calor de touca térmica ou secador. É indispensável em quem passou por química (como alisamento e escova progressiva). O profissional deve conscientizar o cliente da necessidade de sessões no salão uma vez por mês ou a cada 15 dias, dependendo da qualidade do fio, intercaladas com a manutenção feita em casa, com cosméticos de boa qualidade.

MECHA-GUIA – É utilizada como parâmetro na hora do corte. A partir dela defini-se o ângulo da parte a ser cortada. É importante para a realização de cortes retos ou até mesmo os cortes feitos com programações.

PENTE NAVALHETE – Instrumento dois em um que é pente de um lado e lâmina do outro. Além de facilitar o trabalho, assegura mais precisão e segurança ao profissional e ao cliente durante os cortes desfiados.

POINT CUT – Pronuncia-se póinti cât. Termo usado quando se utiliza a ponta da tesoura para retirar linhas pesadas em um corte. É adotado para dar leveza mantendo o comprimento.

POROSIDADE – Quando o diagnóstico de um cabelo revela fios porosos, a saída é convencer a cliente e adiar a coloração e investir antes em sessões de hidratação. Do contrário, corre-se o risco de ganhar fios manchados, uma vez que os pigmentos de tinta podem penetrar em maior quantidade em algumas partes com falhas na fibra. Quando o profissional não domina bem as técnicas de coloração, pode deixar a raiz, que em geral está mais escura, de uma cor; e as pontas, mais danificadas, de outra. Mesmo quando não houver um processo químico à vista, vale a pena fazer tratamentos para devolver o brilho e a vitalidade dos fios e cortar as pontas.

REESTRUTURAÇÃO – Também chamada hidratação térmica, cauterização ou queratinização. Através de uma fonte de calor, produtos com queratina penetram na fibra do fio e “tapam os buracos” causados por agressões externas. O tratamento não deve ser feito em fios em bom estado, pois a queratina em excesso pode deixá-los quebradiços. Cada fabricante tem uma maneira diversa de conduzir o processo. Na cauterização ou hidratação utiliza-se a chapinha como fonte de calor. Na queratinização, pode ser usado o secador ou a chapinha.

RELAXAMENTO DE ONDAS – Técnica para alargar o ondulado do cabelo crespo ou supercrespo e reduzir volume, com utilização do mesmo alisante do recondicionamento térmico e do amaciamento. O que diferencia essas três técnicas é a maneira de aplicar a química. Esta depende das orientações do fabricante e do que determina o teste de mechas.

STYLING (fala-se istáilin) – “estilizando”, em inglês. É um termo muito utilizado pelos estilistas/visagistas, principalmente na hora de cortar e finalizar um corte. É dar estilo e personalidade ao cliente de acordo com o formato do rosto, do pescoço e dos ombros, além de temperamento, e principalmente informar o cliente sobre produtos para dar acabamento no cabelo e como fazê-lo.

TESTE DE MECHA – Permite verificar a resistência e a elasticidade do cabelo. É fundamental para evitar a quebra durante alisamentos ou relaxamentos. Deve-se separar uma seção fina na região da nuca e numa área mais exposta a agressões, como acima da orelha. Aplicar o produto conforme as indicações do fabricante. Após retirá-lo, deve-se tensionar a mecha. Se ela partir, não se deve fazer a química.

ZIGUEZAGUE – O ziguezague é normalmente utilizado para não marcar os cabelos durante um corte, mechas/coloração ou escova. É frequentemente usado para realização de cortes assimétricosou programados. Na coloração o profissional pode dar efeitos na execução de mechas e reflexos, principalmente se o corte for assimétrico. É também normal dividir os cabelos em ziguezague na hora de fazer escova, evitando assim as divisões marcadas.

11 comentários em “Dicionário do Cabeleireiro. Tire suas dúvidas”

  1. Boa tarde

    fiz uma compra do produto lisoplastia da forever liss com a Composição abaixo que consta não compatível ;Não são todas as químicas que são compatíveis com a Lisoplastia, principalmente com quem já tenha feito o uso de alisantes como guanidina, hennê, chumbo, hidróxido de sódio, amônia e outros tioglicolatos. Aconselhamos realizar um teste de mecha e aguardar por 5 dias, afim de garantir que nenhuma reação aconteça antes de aplicar nesse tipo de cabelo.

    porem em conversa com a moça que faz a definitiva no meu cabelo sempre informou que ela usa o alisamento com o tioglicolato, e conforma formula da composição abaixo não sei se posso usar .
    Tenho medo de meu cabelo quebrar e cair.
    Pode me ajudar

    Shampoo Detox (pH 7,0 – 7,5)
    Aqua, Disodiun EDTA, Polyquaternium-7, Cocamidopropylbetain, SodiumLaureth Sulfate, PEG -150 Disterate AcrylicAcid / Acrylamidomethyl Propane Sulfonic Acid Copolymer, Dexpanthenol, Kaolin, Bentonite (and) Silica,Pentaclethramacroloba Seed Oil, Cocamide DEA, Methylchloroisothiazolinone / Methylisothiazolinone, Aqua (and)Parfum, Citric Acid.

    Selagem Térmica (pH 1,5 – 2,0)
    Aqua, Dissodium EDTA, CetearylAlcohol, CetrimoniumChloride, Cetearyl Alcohol (and) Behentrimonium Methosulfate,Hydrolyzed Wheat Protein (and) Methicone (and) Polyquaternium-10, Glioxyloyl Carbocysteine, Dexpanthenol,Kaolin, Bentonite (and) Silica, Pentaclethramacroloba Seed Oil, Keratin Aminoacids, Methylchloroisothiazolinone/ Methylisothiazolinone, Aqua (and) Parfum, Citric Acid.

    Fluído Termoativado Liso Mágico (pH 2,0 – 3,0)
    Aqua, Dissodium EDTA, Hydroxypropyl Guar, Amodimethicone (and) Trideceth-12 (and) Cetrimonium Chloride,Amodimethicone (and) C11-15 Pareth-7 (and) Laureth-9 (and) Glycerin (and) Trideceth-12, Aqua (and) Allium Cepa(Onion) Bulb Extract (and) Glycerin (and) Urea (and) Polysorbate 80 (and) Hydroxypropyl Guar (and)Phenoxyethanol (and) Caprylyl Glycol, Propylene Glycol, Methylchloroisothiazolinone / Methylisothiazolinone,Parfum.

  2. ola, tudo bem?
    estou com um grande problema e tenho grandes duvidas sobre o meu cabelo. A cor natural do meu cabelo é loiro médio, mas desde os meus 15 anos comecei a pintar o meu cabelo de preto, pois a minha sobrancelha é preta e eu achava horrível o contraste entre o cabelo e a sobrancelha. Meu cabelo passou or muitas químicas entre elas alisantes, progressivas, selagens, e constantes tentativas para mudar de cor e tirar o preto, todas elas se sucesso, a pouco tempo notei que ao fazer selagem o efeito não era o mesmo, e que o meu cabelo já não ficava mais tão liso e bonito, que a raiz ficava super oleosa e as pontas super secas, cheio de pontas duplas e frisado, além também da cor escura que eu já não estava contente com o tom de preto, então resolvi testar o Dekapcolor que eu já tinha ouvido falar maravilhas sobre ele, afinal de contas eu nunca tinha descolorido o cabelo e pra mim era uma boa opção, e então depois de 4 aplicações o meu cabelo ainda continuou bem escuro, mas agora num tom avermelhado e a raiz laranja e muito seco tipo cabelo de boneca velha sabe rsrsrsrs. Foi então que resolvi parar por aqui, penso em reconstruir o meu cabelo, mas principalmente tirar essa cor, no momento a minha cor desejada é loiro natural 7.0 que é o tom natural do meu cabelo, não penso em cortar meu cabelo, pois ele esta muuuuito comprido, esta enorme, pena que mal tratado me ajude por favor a reconstruir e chegar ao loiro novamente. eu Agradeço se puder me ajudar 🙂

  3. Oi vcs podem tirar essa duvida pra mim pfv :/ ?!
    descolori meu cabelo fico um loiro amarelado da cor do sol ai eu pintei meu cabelo de
    LOURO CINZA EXTRA CLARO 9.01 Da Cor&Ton só q ai eu achei q meus cabelos iam ficar a cor igual da menina da caixa, mais não ficou um amarelão brilhante da cor do sol, e essa cor n combina com meu ton de pele ! Sou Branca rosada, sou da cor da cantora Claudia Leitte rs, eu queria saber se eu passar um
    LOURO CINZA MÉDIO 7.1 Da Cor&Ton, Em cima do amarelo iria pegar ?? grata ! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.