Pular para o conteúdo

Guia óleos de hidratação para cabelos

Guia óleos de hidratação para cabelos

Eles são multifuncionais: os óleos para cabelos servem para proteger, hidratar, nutrir e recuperar os fios danificados. As formas de uso variam de acordo com o tratamento e com a fórmula e indicação de cada produto. Por exemplo, os óleos podem ser usados puros para proteger na finalização após a secagem, pois formam uma película sobre fios.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Modo de usar os óleos hidratação capilar

Quando misturados à máscara de hidratação, os óleos geram maior poder de tratamento, melhorando a hidratação e potencializando seu efeito. Pingue quatro gotas do óleo de sua preferência a cada porção equivalente a uma moeda de um real de sua máscara de hidratação. Misture, passe nos fios limpos e úmidos e deixe agir por 15 minutos no vapor da toalha quente e lave normalmente.

Outra maneira de fazer uso de óleo capilar é aquecer uma quantidade suficiente para aplicar no comprimento e pontas (1 colher sobremesa do óleo escolhido aquecido por 5 segundos no microondas), aplique nos fios secos, deixe agir por uma hora e lave em seguida. Espalhe três gotas de óleo com proteção térmica no cabelo úmido antes da escova. A substância penetra nos fios com o calor do secador.

Para cada indicação

Para ter os benefícios dos óleos em tratamentos noturnos, faça aplicação com massagens suaves no comprimento e pontas até que ocorra a absorção. Só evite o óleo no couro cabeludo e, se os fios ficarem oleosos, lave-os pela manhã.

Aliás para as madeixas oleosas, a sugestão é usar aquele que têm absorção rápida. Neste caso, a escolha do tipo de óleo vai depender da necessidade dos cabelos. Por exemplo, o óleo de amêndoas possui propriedades regeneradoras, assim como o de argan tem propriedades antioxidante e protege dos agentes externos.

Aplicativo para você arrasar nas mídias sociais

A frequência do uso pode variar. O ideal é observar a cada vez que usar o óleo a reação dos fios. Em fios muito secos, a recomendação é aplicar o produto todos os dias, porém em pouca quantidade, ou toda vez que fro hidratar com máscara. O segredo é espalhar bem o óleo nas mãos antes de aplicá-lo no cabelo, para que não deixe excesso de produto em alguma área.

Conheça as matérias primas de cada tipo de óleo capilar

  • Algodão – Rico em vitamina E, esse óleo é um poderoso antioxidante natural. Além disso, tem longa durabilidade, pois conserva suas propriedades por um período prolongado
  • Coco – Sua composição contém magnésio, potássio, cálcio e ferro. É altamente nutritivo e hidratante, sendo ideal para fios fracos e ressecados.
  • Abacate – O óleo é rico em vitaminas A, E, D e potássio. Por ser de consistência leve, é indicado para uma hidratação profunda. Tem poder hidratante, nutritivo e redutor de frizz. Ideal para cabelos crespos e volumosos, é contraindicado para fios finos e oleosos.
  • Amaranto – Possui alto teor de nutrientes, tais como as vitaminas A, B6 e C, riboflavina e ácido fólico. Dentre os benefícios estão a ação antioxidante e anti-idade.
  • Amêndoas doces – Não gordurosos e facilmente absorvido pelos cabelos e couro cabeludo. Este óleo é excelente para nutrir as madeixas e tem propriedades emolientes, hidratantes e rejuvenescedoras. É rico em vitamina A e B. Indicado para fios maduros e ressecados.
  • Avelã – Adistringente e auxiliar  na queda de cabelos.
  • Baobá – É hidratante, rejuvenescedor e ideal para cabelos secos.
  • Cereja – Muito eficiente para tratar cabelos ressecados e devolver emoliência aos fios.
  • Buriti – Contém a maior concentração de vitamina A que qualquer outro fruto ou vegetal já descoberto. Também rico em vitamina E e C, hidrata, dá brilho, fortifica e amacia os cabelos.
  • Andiroba – Excelente para tratamentos capilares, deixando os cabelos sedosos e brilhantes
  • Cártamo – Promove crescimento dos cabelos e é ideal para fios fracos e quebradiços
  • Castanha-do-pará – Rico em vitaminas A e E, auxiliar na restauração dos cabelos, ressecados e danificados
  • Monoï – Contém ômega 6, é restaurador, emoliente e nutritivo. Ideal para recuperar a elasticidade, a resistência e o brilho natural das madeixas. Apenas tenha cuidado para não exagerar na dose.
  • Argan – Extraído de uma árvore do Marrocos, é rico em vitamina E, ômega 3 e 6 e ácidos graxos essenciais. Tem propriedades antioxidantes, hidratante, antifrizz, nutritiva, estimulante do crescimento e também dá brilho. Pode ser encontrado em diversos cosméticos como leave-in, xampu, condicionador, além do ingrediente puro ou misturado com outros óleos vegetais.
  • Açaí – Feito de ácidos graxos essenciais e substâncias antioxidantes, o óleo protege contra o calor de modeladores e tem poder de regenerar as madeixas. Indicado para cabelos quimicamente tratados.
  • Pracaxi – Esse óleo é altamente umectante, usado para hidratação de fios ressecados. Seu uso deve ser diário e em pouca quantidade
  • Ojon – Composto de lipídeos, este óleo é emoliente e hidratante. Ideal para cabelos ressecados por procedimentos químicos.
  • Oliva – Rico em vitaminas A, D, K e E, ótimo condicionador e controlador da caspa, além de suavizar as cutículas dos cabelos.
  • Moringa – Contém em sua formulação minerais como cálcio e ferro e vitamina A. Tem poder regenerador e reparador da fibra capilar.
  • Macadâmia – Contém ácido palmitoleico (ômega 7) e ácido oleico (ômega 9), que são altamente emolientes e hidratantes. Indicado para cabelos relaxados e alisados. Evite aplicar próximo ao couro cabeludo e em cabelos oleosos.

Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.