Hoje vou novamente falar sobre o microagulhamento. Tenho palestrado muito sobre isso e ministrado muitos cursos também e sempre me perguntam se podem utilizar esses equipamentos sem registros que são vendidos na internet, no Facebook e até mesmo fora do país por preços baixíssimos.
A primeira coisa importante a se esclarecer é que comprar produtos sem registro na ANVISA é crime, é ilegal e você pode responder por isso. Isso é lei, somente produtos com ANVISA podem ser comercializados.
O que mais quero ressaltar aqui são os riscos de se comprar um produto sem certificação. Vários itens implicam em se ter um bom equipamento de roller, o alinhamento das agulhas, o enfileiramento dos roletes, o diâmetro das agulhas, o formato cônico, o comprimento ser exatamente o que diz na embalagem, a esterilização, a qualidade do aço que essas agulhas são feitas.
Um artigo publicado em 2012 fez uma pesquisa com diversos rollers do mercado internacional e pasmem, foi encontrado cílios (isso mesmo, cílios) e sangue em alguns equipamentos. Além disso, a maioria dos equipamentos não possuía as agulhas enfileiradas, alguns as agulhas dobraram e outras soltaram após alguns movimentos.
Tenho estudado muito sobre a técnica e em minhas pesquisas, encontrei sites indicando a técnica de 3 a 5 vezes por semana com agulhas de 1,0, isso é um crime e totalmente inadequado. Mas o site está em inglês e muita gente acha que porque está em inglês está correto. Uma aluna minha fez um curso e foi passada essa informação, ou seja, a pessoa mal preparada pegou o material da internet, em fonte não confiável e está lecionando por aí propagando essas besteiras.
Não aconselho, nem recomendo a compra de produtos sem registro, não leciono em cursos onde o equipamento não tenha registro. Prefiro ganhar menos dos meus clientes e ter um custo mais alto comprando um bom produto do que colocar a saúde do meu cliente em risco e a minha reputação.
Fica a dica! Até a próxima!