Pular para o conteúdo

Iniciantes na profissão de cabeleireiro, que atitudes tomar?

Especialistas em carreira e negócios afirmam que estudar é o caminho mais seguro para a obtenção do sucesso profissional. No mundo da beleza, isso não é diferente. A quantidade de pessoas matriculadas em cursos de formação de cabeleireiros é cada vez maior. Para quem está ingressando na profissão, algumas dúvidas sempre aparecem, por exemplo, o que fazer após a graduação? Quais especializações abrem mais possibilidades? Devo montar o próprio salão?


Super Recomendo! Beauty Fair 2017


De acordo com Carlos Oristânio, coordenador do curso de Tecnologia em Visagismo e Estética da Universidade Cruzeiro do Sul, é importante que o aluno esteja atuando na área enquanto realiza o curso, e não somente após terminá-lo. Como a profissão exige um exercício constante das habilidades, quanto mais desenvolvidas elas estiverem, melhores são as chances de assimilação dos aprendizados.

sucesso-profissional-auxiliar-cabeleireiro

Para quem ainda não possui um salão de beleza, a dica de Vera Flecher, sócia da BSG Academy Curitiba, é não ter medo de se “jogar” no mercado de trabalho. Iniciar como assistente de um bom cabeleireiro em salões com grande fluxo de clientes é uma ótima ideia. “Especializar-se e ter um bom currículo devem ser as primeiras preocupações. Só depois se deve pensar em abrir a própria empresa”, diz.

Os estágios práticos são fundamentais para driblar qualquer insegurança ao concluir o curso de formação. Quando surgir aquele frio na barriga, é importante confiar nos ensinamentos, pedir conselhos aos profissionais mais experientes e não desistir perante os obstáculos. “O profissional deve ter em mente que o erro faz parte do aprendizado”, diz Oristânio.

Vale lembrar que, após formado, o profissional não pode parar de se especializar. Maria Helena Rossi, proprietária do Instituto Ibeco, afirma que a falta de prática e a distância das novidades do mercado podem trazer insegurança na elaboração de um trabalho mais complexo. Diversos tipos de cursos de especialização estão disponíveis no mercado, sejam de pós-graduação, sejam de extensão.

Se surgirem dificuldades de conseguir uma colocação imediata no mercado de trabalho, Maria Helena recomenda que se pratique o conteúdo aprendido com familiares e amigos. Mas alerta: “Não trabalhe de graça. Isso pode gerar desmotivação, e quem recebe o serviço muitas vezes acha que está fazendo um favor. O ideal é cobrar um valor menor”./i


Super Recomendo! Beauty Fair 2017


20 comentários em “Iniciantes na profissão de cabeleireiro, que atitudes tomar?”

  1. ola boa tarde meu nome adailde moro na zona leste gostaria de uma oportunidade de trabalho to quase terminando meu curso de cabelereiro sei fazer muitas coisas queria trabalha auxiliar de cabelereiro pra pega experiencia se alguem me de a oportunidade saberei agradecer com minha força de vontade. meu numero é 11978053783

  2. Boa tarde Tenho um salão de cabeleireiro em Carnaxide Concelho de Oeiras e Procuro uma ajudante de cabeleireiro que saiba fazer brushing aplicação de coloração madeixas de prata qualquer interesse favor entrar em contacto Via telefone 92 789 6297 obrigado

  3. Bom dia!
    Estou estudante do curso de cabeleireiro, conclui o módulo escova e finalizo em duas aulas o módulo mudança de forma, estou procurando uma oportunidade de trabalho como auxiliar de cabeleireiro e ou escovista……preciso de uma oportunidade para que possa adquirir experiência, sou bem comprometida, responsável, dedicada e com grande experiência com público.

  4. Avatar
    Paulo pinheiro do nascimento

    olá, meu nome é Paulo, eu quero começar a trabalhar na area de cabeleleiro, sei que pra isso tenho que ter o curso.
    eu ainda nao tenho o curso, mas quero achar uma vaga de trabalho em algum salao, para que eu possa exercer minhas abilidades enquanto faço o curso.
    Como faço pra conseguir um trabalho na area sem experiencia?

    1. Avatar
      Verenice de Oliveira colares

      Olá meu nome é verenice de Oliveira colares, mais conhecida como vera colares sou cabeleireira mais já estou um tempao parada trabalhando em outra área agora quero voltar a trabalhar como cabeleireira mais estou desatualizada de tudo na área da beleza por onde devo começar me ajudem por favor estou desempregada…

    2. Vou iniciar o curso de manicure, mudei de área pois sofri um acidente e não posso mais trabalhar em pé. Gostaria de saber se é fácil conseguir uma vaga nesta área.Vou fazer o curso na Escola Teruya

    3. Avatar
      Paula Marcia Gomes Cardosa

      Estou louca para trabalhar num salão eu amo estou fazendo o curso e pratico em casa meu curso termina em janeiro 2015 eu sou de campos dos goytacazes RJ espero consegui encontrar uma vaga para trabalhar num salão de beleza

    4. Avatar
      ingridy Coutinho da silva

      Olá, sou ingridy, tenho 21 anos moro em Uberaba -MG
      e estou fazendo um curso na instituto embelleze, ate agora estou amando aprender essa profissao, eu ja fazia um curso antes,mas nao pude termina-lo entao ja sei praticar bastante coisa, estou trabalhando um um salao como auxiliar a pouco tempo mas pelo fato de eu nao ter um diploma meu chefe nao deixa mostrar minhas habilidades , entao estou a procura de outro salao para continuar atuando como auxiliar, bjs

    5. Avatar
      rosimeire da silva dias

      OI MEU NOME É ROSIMEIRE MORO EM MÁUA ESTOU FAZENDO O CURSO DE CABELEIREIRO TERMINO EM FEVEREIRO ESTOU A PROCURA DE UM SALÃO PARA ATUA DE AUXILIAR , ATE PRA ME APERFEIÇOAR NA PROFISSÃO ADORO TRABALHAR NESSA ARÉA FICO NA ESPERA .. OBRIGADO..

    6. gostaria muito de trabalhar numa rede de salao especializado em afro!
      adoros esses cabelinhos, gosto de química e tranformaçao…escovas tratamentos
      recontruçoes cauterizaçoes, progressivas com ou sem (formol) perm afro etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.